sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Toureio a pé em alta no Campo Pequeno: mais uma noite de triunfo para o ganadeiro Joaquim Alves

Toiros sérios, a pedir contas, a exigir e a nada facilitar. Toiros dos que dão emoção
e transmitem o risco. Mais um grande triunfo do ganadeiro Joaquim Alves de
Andrade
, com a sua ganadaria São Torcato, sendo premiado com justíssima
volta à arena acompanhado do maioral e do matador António J. Ferreira
Sónia Matias interviu ontem apenas na lide a duo do primeiro toiro da corrida
com Ana Batista. Depois, um lamentávell incidente de bastidores envolvendo
os apoderados das duas cavaleiras indispôs Sónia, que foi assistida na
enfermaria e não mais saíu à arena
Ana Batista lidou os dois últimos toiros destinados à lide equestre reafirmando
o grande momento que atravessa
Arte e muito temple nas duas grandes faenas de António João Ferreira. Era
a sua primeira corrida do ano e parecia ele que chegava toureadíssimo ao
Campo Pequeno
Nuno Casquinha deixou ontem no Campo Pequeno o perfume da sua entrega,
do seu ofício e do seu muito valor. Em baixo, uma das pegas dos Forcados
Amadores das Caldas da Rainha

Mais uma grande noite de triunfo ontem no Campo Pequeno para o ganadeiro Joaquim Alves de Andrade, desta vez com a sua ganadaria de São Torcato, depois do memorável êxito na corrida anterior com os toiros Pinto Barreiros. Foi premiado no quinto toiro, lidado pelo matador António João Ferreira, com uma justíssima volta à arena acompanhado do seu maioral, depois de o toiro ter tido também honras de forte ovação numa volta ao ruedo que lhe concedeu o director de corrida.
Lidaram-se na noite de ontem sete toiros com idade, cara e trapio, cheios de sentido, a exigir, a nada facilitar, que deram emoção à corrida e transmitiram perigo e seriedade ao público.
Apesar da pouca presença de público nas bancadas, viveu-se uma grande e emotiva noite de toiros e os aficionados desfrutaram de extrordinários momentos de bom toureio a pé. Sobressaiu ontem o matador António João Ferreira, que apesar de ter sido esta a sua primeira corrida da temporada, evidenciou placeamento e parecia até que chegava a Lisboa toureadíssimo. Muita arte, muito ofício e duas faenas de alto calibre.
De Nuno Casquinha ficou a entrega, a valentia, o valor. Sofreu impressionante colhida no seu segundo toiro, mas cresceu depois do sobressalto e terminou em beleza. Bandarilhou bem os seus dois toiros.
Nos tércios de bandarilhas, nota alta para a quadrilha de Ferreira: João Martins, Tiago Santos e João Ferreira. A lidar os toiros a pé, brilharam também João Ferreira e Cláudio Miguel.
Sónia Matias apenas lidou o primeiro toiro da noite a duo com Ana Batista, um toiro complicadíssimo que as fez passar as passas do Algarve. Um incidente de bastidores envolvendo os apoderados das duas cavaleiras indispôs Sónia Matias, que foi assistida na enfermaria e se viu obrigada a não tourear o toiro que lhe cabia a sós. Assim, Ana Batista lidou os dois restantes toiros destinados às lides equestres, reafirmando o grande momento que atravessa.
As pegas - duras e difíceis, mas brilhantes - estiveram a cargo dos Amadores das Caldas da Rainha, por intermédio do cabo Francisco Mascarenas (à segunda), António Cunha a dobrar Lourenço Palha, que se lesionou, e Duarte Palha e José Maria Abreu numa grande cernelha.
Pedro Reinhardt dirigiu com a habitual exigência e rigor.

Mais logo não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga, toda a verdade sobre a indisposição de Sónia Matias e as fotos de Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens.

Fotos Nini Andrade/Facebook e Frederico Henriques/@Campo Pequeno