segunda-feira, 1 de junho de 2020

Guarany sobre os "acorrentados": "Brincadeira de miúdos..."



Fernando Guarany, o toureiro brasileiro que em 1977 esteve 18 dias e 18 noites à porta do Campo Pequeno a exigir uma oportunidade para tourear na primeira praça do país, já reagiu aos "acorrentados" desta manhã: "Brincadeira de miúdos..."

A 10 de Abril do ano de 1977, o toureiro brasileiro Fernando Guarany prostrou-se à porta da praça do Campo Pequeno, primeiro dentro de um caixão (que a PSP apreendeu) e esteve ali 18 dias e 18 noites, provocando autênticas romarias de aficionados, a exigir uma oportunidade para tourear na primeira praça do país - que a empresa da época lhe acabou por conceder, esgotando a praça.
Confrontado hoje com o acto de três figuras do toureio (Rouxinol, Telles e Fernandes) e um glorioso forcado (José Luis Gomes), que às oito da manhã se algemaram à porta da praça em protesto pela discriminação do Governo que hoje abriu todas as salas de espectáculos e continuou a proibir as touradas, Guarany disse ao "Farpas":
"Foi uma brincadeira de miúdos... estiveram algemados no portão principal só o tempo necessário para serem entrevistados pela TVI e depois foram embora. Tinham que ter estado ali o dia todo! Assim, não tiveram impacto nenhum...".
Também Paco Duarte, toureiro português que em 1978 esteve quase um mês em vigília à porta da Monumental de Madrid também a exigir um contrato para ali tourear, lamentou ao "Farpas" o "número" desta manhã:
"Tinham que ter estado ali o dia todo, nem que se fossem mudando, agora estavam quatro, depois vinham outros quatro, mas tinham que ter estado ali o dia inteiro em protesto. Assim, foi uma brincadeira que não valeu de nada...".
O empresário tauromáquico Luis Miguel Pombeiro considerou também que "foi ridículo e estou o mais contra possível. Convocaram isto ontem à meia-noite e não deram cavaco a ninguém. São formas de luta que não fazem sentido".
Também os sites taurinos estão contra o facto de a PróToiro ter dado o exclusivo desta "brincadeira" à TVI, "que ainda por cima trabalhou pessimamente o assunto" e dizem agora que não vão dar cobertura aos toureiros na concentração que têm programada para as 18 horas.
Outras televisões e a própria agência Lusa, também discriminadas com o exclusivo que os toureiros quiseram dar à TVI, vão pugnar pela ausência na concentração de logo à noite.
Coisas mal feitas, coisas mal pensadas. O costume desta gente...
Assim não vamos a lado nenhum.

Fotos D.R.