domingo, 19 de julho de 2020

19 de Julho: um dia de recordações no Campo Pequeno



19 de Julho. Um dia de recordações. Lembramos três grandes corridas realizadas nesta mesma data no Campo Pequeno, já lá vão uns bons anos

Neste mesmo dia 19 de Julho, no ano de 1972 (era uma quarta-feira), realizou-se no Campo Pequeno uma corrida de gala à antiga portuguesa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa inserida nas tradicionais Festas da Cidade - vão passados 48 anos (cartaz ao lado).
Lidaram-se toiros de Maria Manuela Andrade Salgueiro e actuaram os cavaleiros José Mestre Batista, Luis Miguel da Veiga, Vitor Ribeiro (pai), Fernando de Andrade Salgueiro, Frederico Cunha e o então amador D. José João Zoio, que no ano segunte tomaria a alternativa apadrinhado por João Núncio nesta mesma praça na corrida comemorativa dos 50 anos da alternativa do Mestre. As pegas estiveram a cargo dos Amadores de Montemor e Ribatejo, capitaneados respectivamente por António José Zuzarte e Rui Souto Barreiros.
Também neste dia 19 de Julho, mas no ano de 1979, realizou-se no Campo Pequeno uma corrida mista em que actuaram os cavaleiros José Mestre Batista e José Maldonado Cortes e os matadores Mário Coelho (recentemente falecido) e o espanhol Tomás Campuzano. As pegas estiveram nessa noite a cargo dos Amadores do Montijo, sob o comando de Rogério Amaro. Lidaram-se toiros de João Núncio (cartaz de cima). Já lá vão 41 anos.
Ainda neste dia 19 de Julho, mas no ano de 1984, há 36 anos, o Campo Pequeno foi palco da primeira corrida de toiros do partido CDS, que na década de 70 realizara já três garraiadas nesta praça. Lidaram-se toiros da ganadaria do Dr. Ortigão Costa e o cartel era composto pelos cavaleiros Luis Miguel da Veiga, Emídio Pinto e João Moura e pelos forcados Amadores de Santarém capitaneados por Carlos Grave (primeiro cartaz de cima).

Fotos D.R.