quarta-feira, 15 de julho de 2020

"Acorrentado" é o cabeça de cartaz da corrida de abertura em Lisboa


Luis Rouxinol, um dos toureiros que na manhã de 1 de Junho se acorrentou à porta do Campo Pequeno a pedir respeito e igualdade para a Tauromaquia, é no próximo dia 30 o cabeça de cartaz da primeira corrida da temporada na Monumental de Lisboa

Cavaleiro com mais de 30 anos de alternativa e uma das maiores e mais acarinhadas figuras da nossa Festa, Luis Rouxinol foi um dos toureiros que na manhã do passado dia 1 de Junho esteve acorrentado à porta principal da praça de toiros do Campo Pequeno como forma de protesto pela discriminação a que o sector estava a ser votado pelo Governo e também pela incerteza que pairava sobre a realização de corridas de toiros este ano na primeira praça do país.
No festival taurino que a 29 de Fevereiro se realizou nesta praça no Dia da Tauromaquia, os toureiros deram no fim uma emotiva volta à arena com um cartaz onde se lia "Esta é a Nossa Casa". A ajudicação do Campo Pequeno acabara de ser comprada pela empresa Plateia Colossal de Álvaro Covões e as incertezas eram muitas, sobretudo depois do empresário ter declarado que os toiros "não eram o seu negócio".
Mas a empresa de Covões, dirigida por João Gonçalves (que já estivera com Paula Resende, seis anos antes, à frente da empresa), depressa tranquilizou os aficionados. Apesar de não ter vocação para a promoção de espectáculos tauromáquicos, a Plateia Colossal levou por diante um concurso para adjudicar a um empresário da área a realização de pelo menos seis corridas nesta temporada, cumprindo a tradição e o objectivo para que a praça foi construída há mais de 100 anos.
O concurso foi adiado por duas vezes, devido à pandemia, mas acabou por realizar-se na semana passada, sendo ganho pela empresa Ovações & Palmas de Luis Miguel Pombeiro, o empresário que no último sábado realizou na praça de Estremoz a primeira corrida de toiros a nível mundial depois do desconfinamento.
Empresário experiente e com provas dadas, Luis Miguel Pombeiro deitou mãos à obra e já esta semana anunciou que, de acordo com João Gonçalves e Álvaro Covões, pode mesmo vir a realizar mais do que as seis corridas inicialmente previstas - provavalmente oito.
A temporada vai abrir a 30 deste mês e já são pelo menos conhecidos, como o "Farpas" avançou nos últimos dias, os primeiros três cartéis.
Na noite de abertura vão lidar-se seis toiros da ganadaria de António Raul Brito Paes, eleita como grande triunfadora da passada temporada em Lisboa e o cartel está composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol, um veterano que não necessita de apresentações; Marcos Bastinhas, o grande triunfador de 2019 no Campo Pequeno, tendo sido o único toureiro que saíu em ombros da praça; e Duarte Pinto, que foi o triunfador da temporada de 2018 na praça da capital.
Nas pegas vão estar o mais antigo grupo de forcados do mundo, os Amadores de Santarém e o grupo da capital, Amadores de Lisboa.
Os bilhetes vão estar à venda já no início da próxima semana e esta sexta-feira Luis Miguel Pombeiro anunciará a habitual venda de abonos para o conjunto das corridas da temporada.

Foto D.R.