sábado, 18 de julho de 2020

APET e IGAC afinam e reajustam detalhes para a próxima corrida

Grupos de forcados entraram e sairam na trincheira em Estremoz e
esse é um dos pontos a reajustar para a próxima corrida. Também os
toureiros foram obrigados a permanecer no páteo de quadrilhas,
todos juntos, sem assistir às lides dos companheiros na teia. Outros
assistiram na bancada

Alguns detalhes das novas regras para as corridas de toiros poderão ser agora afinados e alterados já na próxima, que será a de abertura da temporada em Lisboa no dia 30

A Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos voltou esta semana a reunir, desta vez por videoconferência, com a Inspecção-Geral das Actividades Culturais, com o objectivo de fazer alguns ajustes às novas regras que gerem agora a realização das corridas de toiros, depois de uma detalhada análise à forma como decorreu a primeira corrida no último sábado em Estremoz - que foi acompanhada de perto por dois inspectores da IGAC.
No Campo Pequeno, dia 30, já podem haver alguns cenários novos, como por exemplo, a autorização para que os forcados (testados 24 horas antes) possam permanecer na trincheira, com as exigidas distâncias sociais, durante as lides todas e também os três cavaleiros do cartel, desde que distanciados e nos burladeros.
Em Estremoz, recorde-se, só permaneceram na trincheira, durante cada lide, os forcados que iriam pegar o toiro, tendo o outro grupo ficado isolado numa zona da praça em que não tinha sequer possibilidade de assistir à lide. Também os cavaleiros não puderam estar na trincheira a ver as lides dos companheiros, alguns assistindo desde a bancada e outros no páteo de quadrilhas, como documentam as fotos.
Os repórteres fotográficos continuam, no entando, impedidos de fazer o seu trabalho na trincheira, só podendo fotografar desde a bancada.
A saída dos espectadores da praça, no final da corrida, é outro ponto a reajustar, por forma a melhorar a situação e evitar contactos e ajuntamentos.
A nível de segurança e prevenção e de acordo com as novas medidas, a organização da corrida de Estremoz foi a todos os títulos exemplar, como o puderam confirmar os próprios inspectores da IGAC que acompanharam o espectáculo, mas há detalhes que podem ser melhorados e reajustados e é isso que a APET está neste momento a fazer juntamente com a IGAC.

Fotos M. Alvarenga