segunda-feira, 13 de julho de 2020

As primeiras novidades de Pombeiro para o Campo Pequeno



As primeiras novidades do novo gestor taurino do Campo Pequeno, Luis Miguel Pombeiro, para a temporada de 2020

Luis Miguel Pombeiro, da empresa Ovação & Palmas, eleito na última sexta-feira pela Plateia Colossal como vencedor do concurso para adjudicação das seis corridas da temporada no Campo Pequeno, já começou a delinear os cartéis e já tem toureiros, forcados e ganadarias contratados para as primeiras corridas.
"Tudo será devidamente divulgado depois de no início desta semana reunir com a empresa Plateia Colossal para acertar datas, apresentar pormenores do meu projecto e limar todas as arestas finais", diz o empresário.
As datas não estão ainda acertadas, tudo dependendo, como refere o empresário, de uma reunião com a empresa de Álvaro Covões, dirigida por João Gonçalves, onde Pombeiro vai limar - ainda hoje ou amanhã - as últimas arestas do seu projecto, mas sabe-se já que a corrida inaugural será no próximo dia 30, devendo depois realizar-se duas corridas no mês de Agosto, mais duas em Setembro e uma em Outubro.
Luis Rouxinol será o cabeça de cartaz da primeira corrida num cartel formado ainda por Marcos Bastinhas (que no ano passado saíu em ombros e foi o grande triunfador da época em Lisboa) e Duarte Pinto (triunfador de 2018 no Campo Pequeno). 
Evidenciando a sua aficion e o seu rigor na organização de espectáculos tauromáquicos, Pombeiro elegeu para a primeira corrida, num acto de plena justiça e reconhecimento, a ganadaria de António Raul Brito Paes, que foi triunfadora da última temporada no Campo Pequeno, conquistando precisamente essa distinção atribuída pelo extinto canal Campo Pequeno TV pelo grande êxito dos seus toiros na última corrida de 2019 na capital, a gala à antiga portuguesa de 10 de Outubro que foi transmitida pela RTP.
Nesta corrida inaugural do próximo dia 30, pegarão os grupos de forcados Amadores de Santarém (grupo mais antigo do país) e Amadores de Lisboa (o grupo da capital).
Mantendo a tradição do toureio a pé em Lisboa, Luis Miguel Pombeiro deverá realizar uma corrida mista com a participação de dois matadores nacionais e provavelmente uma outra com uma grande figura internacional. O empresário projecta também assinalar condignamente no Campo Pequeno os aniversários das alternativas dos cavaleiros Paulo Caetano e Ana Batista. E não está excluída a hipótese de pelo menos uma das seis corridas ter honras de transmissão televisiva.
Ontem, como aqui adiantámos, Pombeiro esteve reunido com o apoderado Rui Bento, ex-gestor taurino do Campo Pequeno desde a reinauguração da praça em 2006 e contratou João Moura Júnior para duas das seis corridas.
Ainda hoje o empresário vai definir se se venderão abonos para as seis corridas. A falta de tempo, ao que apurámos, não permitirá uma apresentação antecipada, em conferência de imprensa, dos cartéis, como costumava ocorrer. O novo gestor taurino da primeira praça do país vai para já centrar todos os focos na corrida de abertura da temporada, que terá lugar no próximo dia 30.
Luis Miguel Pombeiro foi o empresário eleito pela Plateia Colossal para dar continuidade à centenária tradição tauromáquica na praça de toiros do Campo Pequeno, num concurso a que se candidataram apenas mais duas empresas: a de Rafael Vilhais (a que estariam associados António Manuel Barata Gomes e José Melo Pinto, que organizou nos anos 90 as últimas corridas em Macau em parceria com o cavaleiro Rui Salvador); e a de José Luis Zambujeira, associado a José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim) e, ao que se diz, a um terceiro sócio. 
Segundo apurámos, a proposta de Zambujeira e Ferreira Paulo terá ficado excluída por não cumprir alguns requisitos do caderno de encargos e a de Rafael Vilhais era inferior, em termos financeiros, à de Pombeiro.
Ricardo Levesinho, que entregara em Março uma proposta concorrente e era também referido como um dos fortes candidatos ao Campo Pequeno, acabou por retirá-la nesta segunda fase do concurso, como o próprio ontem revelou ao "Farpas".

Fotos M. Alvarenga