sexta-feira, 24 de julho de 2020

Campo Pequeno outra vez em grande!

Os novos empresários taurinos do Campo Pequeno, Luis Miguel
Pombeiro e Manuel Jorge de Oliveira, ontem, com os cavaleiros e
representantes dos grupos de forcados que vão actuar nas três
primeiras corridas da temporada na Monumental de Lisboa
Luis Miguel Pombeiro quando fazia ontem a apresentação dos três
primeiros cartéis da temporada do Campo Pequeno
Os protagonistas da corrida inaugural, 30 de Julho: António Brito
Paes (representando a ganadaria de seu pai); Pedro Maria Gomes,
cabo do GFA de Lisboa; os cavaleiros Duarte Pinto, Marcos Bastinhas
e Luis Rouxinol; e Manuel Lopo de Carvalho, representando o GFA
de Santarém
O elenco da segunda corrida, 6 de Agosto: Vasco Pereira, cabo do
GFA de Vila Franca; os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Ana Batista
(que comemora os seus 20 anos de alternativa) e Luis Rouxinol Jr.;
e Francisco Maria Borges, em representação do GFA de Montemor.
Só não esteve presente o ganadeiro Joaquim Grave, por se encontrar
em casa a recuperar de uma recente intervenção cirúrgica
Os artistas da terceira corrida, 27 de Agosto: Leonardo Mathias,
cabo do GFA do Aposento da Moita; os cavaleiros João Telles, João
Moura Jr. e João Moura Caetano; e João Pedro Oliveira, cabo do
GFA de Évora. Moura Jr. representou o ganadeiro Romão Tenório


Foram ontem apresentados com a presença de todos os toureiros e representantes dos grupos de forcados que participam nas três primeiras corridas, os cartéis oficiais da primeira parte da temporada do Campo Pequeno

Miguel Alvarenga - Era o dia mais esperado por toda a aficion portuguesa, depois de meses de incerteza e ansiedade que chegaram a ensombrar o futuro da "Nossa Casa". Finalmente, é uma realidade o regresso das corridas de toiros à primeira praça do país. O empresário Luis Miguel Pombeiro (Ovação & Palmas) fez ontem ao final da tarde a apresentação oficial dos três primeiros elencos da temporada do Campo Pequeno, cuja composição (cartaz ao lado) era já do conhecimento público, num acto que decorreu no simpático e acolhedor restaurante "Aqui ao Lado", de Nelson Martins e Maria de Fátima Guerra - e que contou com a presença de todos os cavaleiros intervenientes nessas três corridas de 30 de Julho, 6 e 27 de Agosto, bem como dos cabos ou representantes dos grupos de forcados. Um facto que nem sempre acontece nestes actos e que foi bem representativo da união de todos e da grande expectativa com que encaram este grande desafio de Luis Miguel Pombeiro, que se estreia no Campo Pequeno depois de ter tido a coragem de, contra ventos e marés, ter dado um passo à frente e ter levado a efeito, no passado dia 11 em Estremoz, aquela que foi, a nível mundial, a primeira corrida de toiros depois do desconfinamento.
Sem a pompa e circunstância a que estávamos habituados nos últimos anos, em que a apresentação dos cartéis decorria sempre na arena da própria praça de toiros, Luis Miguel Pombeiro foi ele próprio, calmo e descontraído, terra-a-terra, simples e empreendedor, usando da palavra para, em primeiro lugar, render as suas homenagens aos novos gestores do Campo Pequeno, Álvaro Covões e João Gonçalves (que marcou presença) que, ao contrário "das bocas que correram", como referiu, "não são contra a tauromaquia e respeitaram a tradição e os propósitos que levaram à contrução desta praça, que é de todos, que continua a ser a nossa casa".
Depois, o empresário reafirmou o seu empenho na organização de "uma temporada digna para dar seguimento ao fantástico trabalho que foi feito nos últimos anos", explicou que "esta será uma temporada cem por cento portuguesa", optando por "não contratar este ano toureiros espanhóis" e garantiu que "virão a Lisboa as maiores figuras, os melhores e mais credenciados grupos de forcados e as melhores ganadarias".
"O abono consta de seis corridas, como estava previsto, de que faltam apresentar os três cartéis da segunda parte, em que haverá uma corrida mista" (3 e 10 de Setembro e 1 de Outubro), adiantou, acrescentando que "como já anunciei, poderá haver uma terceira parte, isto é, mais duas corridas no mês de Outubro, tudo dependendo de todos vós, dos artistas e do público, mas fazer mais essas duas corridas é uma intenção que tenho e procurarei levar a cabo".
Para acabar de vez com a polémica, Pombeiro reafirmou que neste projecto tem um único sócio, o cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira, que também ontem marcou presença, como não podia deixar de ser.
Usou depois da palavra o cavaleiro Luis Rouxinol, cabeça de cartaz da corrida inaugural, que se congratulou pelo facto de "finalmente, ser agora uma certeza o que antes era uma incerteza", referindo-se à realidade que a todos nos uniu ontem: a apresentação da temporada de 2020 no Campo Pequeno.
Falou também Marcos Bastinhas, que começou por enaltecer e agradecer "o trabalho desempenhado nos últimos catorze anos no Campo Pequeno por Rui Bento", uma merecida referência que todos aplaudiram, elogiando depois "a coragem de Luis Miguel Pombeiro em levar por diante a realização da temporada por que todos esperávamos".
Aqui Pombeiro emocionou-se e lembrou a sua grande amizade ao longo da vida por Joaquim Bastinhas, frisando que "se aqui estivesse, estaria certamente feliz". Marcos respondeu que "tal como o meu pai, também eu aqui estou, pronto para o que for preciso, sempre com o desejo de engrandecer e apoiar a tauromaquia".
Em nome dos forcados, falou Pedro Maria Gomes, cabo dos Amadores de Lisboa, desejando sorte ao empresário e fazendo votos para que a temporada "seja de sucesso e grandes triunfos para todos".
A apresentação dos primeiros cartéis do Campo Pequeno contou com a presença da maioria dos representantes dos sites taurinos nacionais e também das associações representativas do sector. A Federação PróToiro e a Associação de Criadores de Toiros de Lide esteve representada pelo presidente de ambas, João Santos Andrade; Hugo Ferro representou a Associação Nacional de Toureiros; Ricardo Levesinho representou a Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, a que preside; e Francisco Macedo, dos novos orgãos directivos, esteve em representação da Associação Nacional de Grupos de Forcados.
A presença de todos os cavaleiros integrantes dos três primeiros cartéis, bem como dos forcados que nessas corridas pegarão demonstrou a união de todos numa hora em que se vivem tempos pouco normais e em que todos temos que dar as mãos e lutar pelo que é nosso - pela Nossa Casa, a emblemática e centenária praça de toiros do Campo Pequeno.

Fotos M. Alvarenga