quarta-feira, 22 de julho de 2020

Campo Pequeno: Pombeiro altera "lei da Porta Grande"


Luis Miguel Pombeiro vai alterar a lei da Porta Grande que regulamenta as saídas em ombros do Campo Pequeno. É uma das primeiras inovações anunciadas pelo novo gestor taurino da primeira praça do país

O novo gestor taurino da praça de toiros do Campo Pequeno vai modificar a lei que estipula as saídas em ombros pela Porta Grande e deverá anunciar já as alterações na próxima semana, antes da realização da primeira corrida da temporada (dia 30).
Recorde-se que o Regulamento do Espectáculo Tauromáquico é omisso quanto à questão das saídas em ombros, que por norma é autorizada (caso da Moita) pelos proprietários da praça e que no Campo Pequeno se rege por normas específicas estabelecidas pela anterior empresa.
Há poucos anos, ficou estabelecido que um artista teria na primeira praça do país honras de sair em ombros pela Porta Grande quando tivesse sido premiado com quatro voltas à arena, independentemente dos toiros que lidasse. Essa regra ficou estabelecida depois de algumas saídas em ombros terem sido muito criticadas anteriormente.
Luis Miguel Pombeiro, novo gestor taurino do Campo Pequeno, não quer "facilitismos" que permitam saídas em ombros "por dá cá aquela palha" e garante que isso "não acontecerá", mas considera "exagerado" que um artista tenha que dar quatro voltas à arena para ter essa honraria.
O novo empresário tenciona formar uma "comissão credível e avalizada" que, corrida a corrida, analisará as actuações de todos os artistas e decidirá se merecem ou não sair em ombros no final.
É a primeira inovação do empresário, quando falta pouco mais de uma semana para a corrida inaugural da nova temporada.
Na foto, o matador espanhol Juan José Padilla há três anos numa das noites em que saíu meritoriamente em ombros do Campo Pequeno.

Foto Maria Mil-Homens