domingo, 19 de julho de 2020

Luis Rouxinol defende a Tauromaquia em entrevista a site brasileiro



O site brasileiro tab.uol.com.br publicou um interessante artigo, com uma análise isenta, sobre o espectáculo tauromáquico em Portugal e entrevistou o cavaleiro Luis Rouxinol

"As touradas são tortura pública de animais ou expressão cultural? Um símbolo do atraso ou a manutenção de uma tradição ancestral?" - são as questões analisadas, com isenção e elevado profissionalismo, no site brasileiro tab.uol.com.br
"As possíveis definições para esse espectáculo violento voltaram recentemente a acirrar os ânimos na sociedade portuguesa. Cinco projectos de lei — um deles de iniciativa popular com 25 mil assinaturas — pediram o fim do financiamento público às touradas. O tema foi discutido no Congresso (Parlamento) e, no dia 10 de Julho, todos os projectos foram rejeitados. Portanto, tudo continua como estava: as diversas esferas dos governos, assim como empresas estatais, se mantêm autorizadas a patrocinar touradas", escreve o site, acrescentando:
"Ironicamente, o tema que divide a opinião pública levou para o mesmo lado tanto partidos de direita (CDS-PP, Chega e PSD), quanto de esquerda, como o PCP e a maioria dos deputados socialistas do PS. Contra o financiamento público das touradas ficaram apenas partidos menores — o Partido Ecologista os Verdes, o PAN-Pessoas, Animais Natureza e o Bloco de Esquerda. Em nota, Inês de Sousa Real, líder do PAN, lamentou o lobby económico da indústria das touradas e o uso de dinheiro público nestes eventos: 'Em pleno século XXI não faz qualquer sentido que o sofrimento animal tenha o alto patrocínio do Estado'".
Referenciado como "um dos principais toureiros de Portugal, com mais de 30 anos de carreira", Luis Rouxinol (foto de cima) prestou declarações ao site brasileiro, que frisa que o toureiro "acredita que o discurso anti-touradas voltou a crescer por razões populistas"
"Sempre houve quem gostasse e quem não gostasse de espectáculos tauromáquicos. O problema é que hoje em dia quem não gosta quer impor a sua vontade aos outros. Existem pequenos partidos políticos que chegam ao governo e conseguem ganhar visibilidade quando falam de touradas, existindo apenas para proibir e condicionar a liberdade de outros", criticou o popular cavaleiro.
O toureiro argumenta, em entrevista ao TAB, que a maioria das pessoas que se manifestam contra as touradas não conhecem a realidade dos animais, que supostamente são mais bem tratados do que seus "primos" destinados a alimentar a população. "Os animais de raça brava, sejam machos ou fêmeas, têm durante a sua vida a mínima intervenção do homem, criados no campo com todas as condições — contrariamente à maioria dos outros bovinos, que vivem fechados na engorda antes de irem para matadouros", explicou.

Fotos Maria Mil-Homens e D.R./TAB