quarta-feira, 15 de julho de 2020

Morreu o antigo matador de toiros espanhol Juan José



Morreu hoje aos 69 anos, vítima de cancro, o antigo matador de toiros salmantino Juan José, já retirado das arenas e que nos últimos 29 foi director da Escuela Taurina de la Diputación de Salamanca.
Natural de Fuente de San Estevan (Salamanca), onde nasceu a 22 de Junho de 1952, Juan José García Corral tomou a alternativa a 11 de Agosto de 1968 em Manzanares (Ciudad Real) das mãos de Andrés Hernando, com o testemunho de Gabriel de la Casa, lidando o toiro "Hullero" de Conde de Mayalde, a que cortou as duas orelhas e o rabo, obtendo um triunfo memorável.
Confirmou a alternativa em Las Ventas, Madrid, a 17 de Maio de 1969, apadrinhado por Santiago Martín "El Viti", com o testemunho de Francisco Rivera "Paquirri". Nesse mesmo ano saíu pela primeira vez em ombros pela porta grande da Monumental de Madrid.
Em Julho de 1971 sofreu um grave acidente de automóvel em Aranda de Duero, de que resultou um complicado problema numa vista, sendo operado várias vezes.
Reapareceu em 1 de Agosto do mesmo ano em Haro actuando mano-a-mano com Palomo Linares com toiros de Román Sorando. Cortou duas orelhas ao primeiro toiro e duas orelhas e rabo ao último.
Juan José retirou-se das arenas com 35 anos, devido a problemas de visão em consequência do referido acidente de automóvel e foi desde então director da Escola de Toureio de Salamanca.
Que em paz descanse.

Fotos mundotoro.com e Paco Cañamero/Facebook