Nuno Pardal, actual presidente da Associação Nacional de Toureiros, recebeu há 29 anos no Campo Pequeno a alternativa apadrinhado pelo eterno Joaquim Bastinhas
Celebra-se hoje o 29º aniversário da recordada corrida de alternativa do cavaleiro Nuno Pardal na praça de toiros do Campo Pequeno (4 de Julho de 1991).
O eterno Joaquim Bastinhas foi o seu padrinho e o acto foi testemunhado por Rui Salvador e pelos forcados de Montemor e Vila Franca, tendo-se lidado um exigente curro de toiros da ganadaria do Engº Alberto Xavier.
Nuno Pardal, filho do então empresário tauromáquico Humberto Pardal, que geria entre outras a praça de Vila Franca de Xira, fez a sua estreia em público a 2 de Abril de 1988 na praça de Monforte e prestou provas para cavaleiro praticante na "Palha Blanco", em Vila Franca, a 3 de Outubro desse mesmo ano.
Não teve uma carreira muito longa, mas nos anos em que por cá andou como toureiro honrou sempre e dignificou a profissão, engrandecendo a Festa com o seu ainda hoje lembrado contributo.
Posteriormente, tem continuado a fazê-lo, agora no cumprimento dos cargos de presidente da Associação Nacional de Toureiros e do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses, louvável instituição criada por Diamantino Vizeu.
Fotos D.R.