António João Ferreira, um dos mais destacados matadores de toiros nacionais, regressa esta quinta-feira ao Campo Pequeno para actuar como único espada na primeira corrida mista da temporada lisboeta, formando cartel com os cavaleiros António Ribeiro Telles e Francisco Palha e os forcados do Barrete Verde de Alcochete e de Alter do Chão, frente a toiros da afamada ganadaria Vinhas, na comemoração dos 70 anos da sua fundação.
O artístico e grande muletero nacional volta à arena onde há um ano sofreu uma violente e grave colhida que lhe provocou uma complicada lesão na anca e o manteve até agora afastado das arenas.
A reaparição no Campo Pequeno é, para António João Ferreira, "uma grande felicidade e uma enorme responsabilidade".
"Em primeiro lugar, quero agradecer à empresa a sensibilidade e o respeito que teve comigo. Um dos meus estados de felicidade passa por tourear e voltar a vestir-me de toureiro, por isso mesmo o regresso a Lisboa é de grande felicidade e, claro, de enorme responsabilidade", afirma.
E acrescenta:
"Sinto-me bem fisicamente, sei o sítio que posso e consigo pisar, oxalá os toiros possam deixar-me expressar o toureio que levo dentro e que o aficionado saia contente no final da corrida".
E, quanto a expectativas para quinta-feira:
"As expectativas são as melhores. É um cartel com muita categoria, espero que seja uma noite de bom toureio, triunfal para todos".
Fotos Frederico Henriques e Tastet Romain



