segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Bom toureio a cavalo e grandes pegas ontem em Elvas

Apesar de não se terem realizado este ano as tradicionais festas da Feira de São Mateus e à semelhança do que tem acontecido em outras localidades, houve na mesma corrida de toiros ontem no Coliseu de Elvas - e a lotação encheu, dentro dos limites agora possíveis.

Lidou-se um cumpridor curro de toiros da ganadaria São Marcos, com pouca cara e pouca transmissão, mas que permitiu lides agradáveis e mesmo triunfais aos cavaleiros e pegas emotivas ao grupo de Académicos de Elvas, que actuou em solitário para comemorar os 20 anos da sua fundação.

Aguerrida competição entre os três cavaleiros: João Moura Jr. rubricou excelente lide no primeiro toiro da noite e no quarto, que cedo procurou o refúgio em tábuas, não pôde repetir o êxito, apesar de ter estado esforçado; Marcos Bastinhas teve uma lide de nota alta no seu primeiro e galvanizou tudo e todos no segundo do seu lote; bem também no primeiro dos seus toiros, foi contudo no segundo que Duarte Pinto atingiu nível mais alto, com o seu toureio de verdade e ferros de enorme emoção a entrar pelo toiro dentro.

Pegaram na celebração de duas décadas de existência dos valorosos forcados Académicos de Elvas o cabo Luis Machado, à terceira; João Pedro Restolho, à segunda; e Paulo Maurício, Roberto Ameixa, António Machado e Tomás Silva, todos estes ao primeiro intento.

Dirigiu bem a corrida Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário José Miguel Guerra.

Fotos José Canhoto


João Moura Jr. em grande no primeiro toiro, teve depois
menos opções com o segundo do seu lote

Marcos Bastinhas galvanizou o seu público com duas
grande lides, magistral a segunda

Toureio frontal, emotivo e verdadeiro
de Duarte Pinto conquistou público de Elvas


Noite grande e de triunfo dos Académicos de Elvas na
celebração do seu 20º aniversário