domingo, 13 de setembro de 2020

Forcado João J. Rosmaninho será esta 3ª feira novamente operado ao fígado

O forcado João José Rosmaninho, do Grupo de São Manços, será novamente operado ao fígado na próxima terça-feira no Hospital de Santa Maria, para onde foi transportado esta madrugada, depois de ter sido alvo de uma primeira intervenção cirúrgica no Hospital do Espírito Santo em Évora - informa o site infocul.pt

João José Rosmaninho sofreu uma grave lesão no fígado ao embater violentamente na trincheira quanto pegou o terceiro toiro da corrida celebrada ontem à noite na praça de Reguengos de Monsaraz, pertencente à ganadaria Fernandes de Castro. Na mesma corrida, em que o seu e o Grupo de Monsaraz executaram nada menos que 30 tentativas para concretizar as seis pegas, lesionaram-se ainda três forcados do grupo anfitrião, incluindo o cabo, Ricardo Cardoso, que sofreu uma fractura num pé.

Rui Bento e Ricardo Levesinho, empresários e que ontem estavam em Reguengos na qualidade, respectivamente, de apoderados dos cavaleiros Luis Rouxinol Jr. e João Ribeiro Telles, disseram ao "Farpas" que a corrida "foi uma tragédia" no que aos forcados disse respeito. Levesinho confessou-nos mesmo que "foi das corridas mais assustadoras que vi na vida".

João José Rosmaninho foi de imediato assistido e estabilizado na enfermaria da praça pela equipa médica do Dr. António Peças e a seguir transportado ao Hospital de Évora na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Évora, accionada para o efeito.

Já no Hospital de Évora, o forcado foi sujeito a uma intervenção cirúrgica ao fígado e de madrugada transferiram-no para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde se encontra e será esta terça-feira de novo operado. O seu estado é grave, mas estável, segundo as últimas informações.

Foto D.R./Arquivo