O histórico grupo de forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete vem esta quinta-feira ao Campo Pequeno comemorar os 55 anos da sua fundação e repartir cartel com os Amadores de Alter do Chão frente a toiros da ganadaria Vinhas, que também celebra em Lisboa a efeméride do 70º aniversário da sua fundação.
É a primeira corrida mista da temporada lisboeta, em que vão actuar os cavaleiros António Ribeiro Telles e Francisco Palha e o matador de toiros António João Ferreira.
A praça do Campo Pequeno faz parte, nos últimos anos, da História e dos triunfos do valoroso grupo, único em que todos os forcados envergam o barrete verde nas pegas. Em 2 de Julho de 2015, na Corrida TV, o cabo Marcelo Lóia fez uma pega que ficou na História e é ainda hoje referenciada como "a pega do século". Em 3 de Agosto de 2017, o forcado Diogo Amaro teve honras de sair em ombros pela porta grande do Campo Pequeno, sendo o primeiro forcado a protagonizar semelhante apoteose na primeira praça do país (fotos de baixo).
Marcelo Lóia, o cabo dos Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, ele próprio um dos grandes forcados dos últimos anos, falou ao "Farpas" das expectativas para a corrida desta quinta-feira, 10 de Setembro:
"Actuar na praça de toiros do Campo Pequeno traz-nos sempre uma responsabilidade acrescida. Estamos a falar da primeira praça do país, a Catedral do Toureio a Cavalo e de uma corrida de responsabilidade, onde a prestigiada ganadaria Vinhas assinala os seus 70 anos e num ano tão especial para nós com a comemoração sos 55 anos ininterruptos de actividade, mas ao mesmo tempo, de um ano tão estranho e atípico para a Tauromaquia".
E acrescentou:
"De tudo faremos para estarmos ao nosso melhor nível para que consigamos proporcionar um bom espectáculo aos aficionados. Que seja para todos uma grande noite de toiros e que Deus reparta sorte por todos os intervenentes na corrida".
Fotos Frederico Henriques e Maria Mil-Homens
![]() |
| A "pega do século" de Marcelo Lóia no Campo Pequeno na Corrida TV (Julho de 2015) e, em baixo, a apoteótica saída em ombros de Diogo Amaro pela porta grande em Agosto de 2007 |


