sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Há 23 anos (temporada de 1997): José Tomás toureou duas noites no Campo Pequeno



Há 23 anos, na temporada de 1997, o mítico matador de toiros José Tomás toureou duas noites no Campo Pequeno.

A sua estreia em Lisboa foi na noite de 7 de Agosto de 1997 na primeira corrida da já extinta revista "Nova", em que actuou "mano-a-mano" com o cavaleiro Paulo Caetano. Lidaram-se toiros de Herdeiros de Conde Cabral e as pegas estiveram a cargo do grupo de forcados Amadores de Lisboa, então comandado por José Luis Gomes. Caetano e José Tomás foram passeados em ombros no final da corrida, acompanhados pelos forcados numa volta apoteótica à arena do Campo Pequeno.

Quinze dias antes desta corrida, José Tomás esteve em Monforte na herdade de Paulo Caetano para um treino que contou com a presença de jornalistas e serviu de acto promocional do "mano-a-mano".

Nesse mesmo ano, um mês depois, na noite de 4 de Setembro (cumprem-se hoje 23 anos), José Tomás regressou ao Campo Pequeno para actuar na 5ª Corrida "Correio da Manhã". O. cartel era composto pelos cavaleiros Luis Miguel da Veiga e João Moura e pelos forcados Amadores do Montijo, capitaneados pelo saudoso José Luis Figueiredo. José Tomás teve por alternante o Maestro Vitor Mendes e lidaram-se toiros da ganadaria de João Moura.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.

José Tomás com Paulo Caetano e Miguel Alvarenga em 
Julho de 1997, há 23 anos, na quinta do cavaleiro em
Monforte, antes da estreia no Campo Pequeno


Cartaz da corrida de estreia de José Tomás em Lisboa,
no Campo Pequeno, "mano-a-mano" com Paulo Caetano

Segunda e última presença do mítico José Tomás em
Lisboa foi há exactamente 23 anos, na noite de 4 de
Setembro de 1997 na 5ª Corrida "Correio da Manhã"