domingo, 6 de setembro de 2020

José Tiago: forcado de Beja lesionado ontem na Nazaré está estável e vai esta tarde ser sujeito a novos exames no Hospital de Leiria

José Tiago, o forcado dos Amadores de Beja que ontem se lesionou ao tentar pegar, na segunda tentativa, o último toiro da ganadaria Passanha na corrida da Nazaré, está estável, à partida não sofreu nenhuma lesão grave, como inicialmente se imaginou e encontra-se internado no Hospital de Leiria, onde vai ficar em observação, sendo esta tarde sujeito a um nove exame, uma TAC, para avaliar a sua situação clínica.

O "Farpas" falou há momentos com Miguel Sampaio, cabo do grupo, que nos informou que "a situação não é, à partida e graças a Deus complicada". "Como se sabe, neste momento não é fácil ter acesso a muita informação nos hospitais, mas o que me disseram foi que o José Tiago terá sofrido uma pequeno hemorragia cerebral, que está controlada e tudo vai agora depender dos exames a que vai ser sujeito esta tarde", acrescentou.

Também José Maria Charraz, antigo cabo do Grupo de Beja, com quem falámos anteriormente, nos confirmou o mesmo quadro: "O forcado foi ontem estabilizado pela equipa médica, felizmente não sofreu nenhuma lesão cervical, como se chegou a suspeitar e o seu estado é estável. Foi transportado para o Hospital de Leiria no final da corrida, já estava consciente e à partida estão descartadas lesões graves".

José Tiago sofreu um violento derrote na segunda tentativa para pegar o último toiro de Passanha, caindo muito mal e ficou inerte na arena. "Veio-me à memória a colhida do Nuno Mata no Campo Pequeno e fiquei muito preocupado, mas soube depois que o forcado recuperara a consciência e a lesão poderia não ser grave", disse-nos Rui Bento, promotor da corrida de ontem na praça da Nazaré.

Inconsciente, o forcado José Tiago - que embora ainda jovem, já honra há seis anos a jaqueta dos Amadores de Beja - foi retirado da arena pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré, com a ajuda dos companheiros do grupo - e chegou a recear-se o pior. Ao final da corrida e depois de estabilizado durante algum tempo pelos médicos, foi transportado ao Hospital de Leiria, onde, como acima referimos, vai hoje fazer novos exames.

Já a seguir, não perca a sequência da colhida e dos momentos dramáticos que se viveram ontem na praça da Nazaré.

Foto M. Alvarenga