segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Luis Miguel Gonçalves despede-se das arenas no dia 26 em Santarém


O consagrado bandarilheiro Luis Miguel Gonçalves despede-se das arenas na corrida do próximo dia 26 na Monumental de Santarém, no ano em que assinala o 35º aniversário da sua alternativa.

Filho do saudoso bandarilheiro Joaquim Gonçalves e primo dos também bandarilheiros Pedro e Nuno Gonçalves, Luis Miguel estreou-se com apenas oito anos de idade numa garraiada de Carnaval na mesma Monumental "Celestino Graça" onde agora vai dizer adeus às arenas.

Foi também na Monumental de Santarém que prestou provas para bandarilheiro praticante no ano de 1982. A alternativa recebeu-à há 35 anos, a 11 de Setembro de 1985, na Feira Taurina da Moita, na praça "Daniel do Nascimento", tendo como padrinho José Tinoca. Logo nesse ano, conquistou o troféu de melhor bandarilheiro da Feira da Moita.

Ao longo de 35 anos integrou as quadrilhas de grandes figuras do toureio de Portugal e também de muitos espanhóis que o elegiam para tourear a seu lado quando cá actuavam, casos de Francisco Ruiz Miguel, "Niño de la Capea", "Espartaco" e "El Soro", entre outros.

Actuou também às ordens de muitos matadores nacionais como Mário Coelho, Vitor Mendes, José Luis Gonçalves e Pedrito de Portugal e de vários cavaleiros como Gustavo Zenkl, Manuel Jorge de Oliveira, José Manuel Duarte, Ana Batista, Vitor Ribeiro e Marcelo Mendes

Exímio com as bandarilhas, artista com o capote, Luis Miguel Gonçalves passeou a sua arte em arenas de Portugal, Espanha, França, Estados UnidosVenezuela.

Foto M. Alvarenga