sábado, 30 de janeiro de 2021

Fernando Metzner Serra: morreu o Mestre de Equitação que iniciou Paulo Caetano na arte de montar a cavalo

Vítima de acidente vascular cerebral (AVC), morreu hoje, com 93 anos, o grande Mestre de Equitação Fernando Metzner Serra, tio do cavaleiro Paulo Caetano e seu primeiro mestre na arte de montar a cavalo.

"Envolta em saudade e profunda gratidão, fica a minha homenagem ao primeiro Mestre que, na minha mais tenra idade, me pôs a cavalo e me transmitiu, ao longa de toda a infância, inestimáveis principios hípicos", escreveu hoje Paulo Caetano na sua página do Facebook.


Em Setembro do ano passado, na grande entrevista que concedeu ao "Farpas", a propósito da corrida em Monforte onde celebrou o 40º aniversário da sua alternativa, Paulo Caetano recordou assim o tio:


"Tenho na família um tio que é o Fernando Metzner Serra, que era cavaleiro e esteve sempre muito ligado à equitação, o seu avô foi cavaleiro do rei D. Carlos em Belém. O meu tio, aliás, nasceu em Belém, na zona do Picadeiro Real. Foi o meu primeiro mestre. Eu tinha que fazer um esforço enorme, juntava o dinheiro da mesada que o meu pai me dava quando estava na primária, tinha, sete, oito anos, para depois pagar as aulas no picadeiro do Mestre Mota do senhor Ralão, que era ali ainda em Sete Rios, na Calçada de Palma, apanhava o cacilheiro ao sábado para Lisboa, o meu tio Serra ia-me buscar, eu ia com ele, montava a cavalo, enfim, era um ritual semanal"


A toda a Família enlutada, em particular a Paulo Caetano, endereçamos as mais sentidas condolências.


Que em paz descanse.


Foto D.R.