quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Cerimónias fúnebres de Simão Comenda amanhã em Elvas, com passagem por Montemor e homenagem junto à praça de toiros

Como já ontem aqui referimos, as cerimónias fúnebres do grande forcado e empresário Simão Nunes Comenda, que morreu esta terça-feira, com 80 anos, vítima de covid-19, vão realizar-se amanhã ao final da manhã no Cemitério de Elvas, onde será cremado. As cinzas serão depois transportadas, provavelmente no início da próxima semana, para o jazigo de família no Cemitério de Montemor-o-Novo.

O corpo de Simão Comenda sairá do Hospital Lusíadas, em Lisboa, (onde morreu esta terça-feira), ao princípio da manhã e no trajecto para Elvas faria uma curta paragem frente à praça de toiros de Montemor (foto de baixo), de que era empresário conjuntamente com Paulo Vacas de Carvalho.

Está prevista a chegada da carrinha funerária à praça de toiros de Montemor ao meio-dia de amanhã. Será uma paragem de poucos minutos, para uma singela homenagem e que servirá de ponto de encontro para quem quiser depois acompanhar o cortejo fúnebre até Elvas. Não haverá uma volta à arena, como é costume acontecer nestes casos, pelo facto de a mesma se encontrar em mau estado devido às chuvas. A homenagem decorrerá junto à entrada dos cavaleiros na fachada principal da praça de toiros.

No Cemitério de Elvas, onde será cremado, a entrada está reservada apenas à família de Simão Comenda.

Na impossibilidade de se realizar neste momento uma missa de sétimo dia, a Família tenciona, assim que seja possível, mandar celebrar um acto religioso por sua alma.

Também Paulo Vacas de Carvalho anunciou hoje ao "Farpas" a intenção de na tradicional corrida de toiros de Setembro em Montemor se render homenagem à memória de Simão Comenda

Fotos M. Alvarenga e D.R.