segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Mestre João Núncio nasceu há 120 anos

Mestre João Branco Núncio, ainda e sempre a maior figura do toureio a cavalo de todos os tempos, nasceu em Alcácer do Sal há 120 anos, a 15 de Fevereiro de 1901.

João Alves Branco Núncio estreou-se com apenas 13 anos de idade na antiga praça de Évora e tomou a alternativa no Campo Pequeno a 27 de Maio de 1923, apadrinhado por António Luis Lopes. Com Simão da Veiga formou a mais célebre parelha de cavaleiros competidores. Em toda a sua brilhante carreira, toureou mais de 2.000 toiros em mais de 1.000 corridas e montou cerca de 60 cavalos. Foi ainda o primeiro cavaleiro português a esroquear toiros a cavalo em Espanha e em França.


Toureou pela última vez a 21 de Outubro de 1973 na praça "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, depois de nesse mesmo ano, a 27 de Maio, ter comemorado os seus 50 anos de alternativa numa corrida no Campo Pequeno. Na foto de baixo, nessa última tarde em Vila Franca com José João Zoio (a quem dera a alternativa em Maio em Lisboa) e os irmãos António e Manuel Badajoz.


Depois da revolução de Abril, despojado dos seus bens, refugiou-se na Golegã em casa do cunhado, Mestre Patrício Cecílio, onde morreu em Março de 1976 quando se preparava para regressar às arenas.


Fotos D.R.