Teve ontem lugar em Cuba (Beja) na herdade da ganadaria Nuñez de Tarifa, propriedade de Curro Nuñez - um grande aficionado e um ganadero de solera, com fortes ligações sentimentais e até familiares ao nosso país - a apresentação oficial da grande corrida de matadores que na noite de 16 de Julho se vai realizar no Campo Pequeno, em Lisboa e em que se renderá homenagem aos 40 anos de alternativa do maior matador de toiros nacional, o Maestro Vitor Mendes (foto de cima).
O cartel, já conhecido dos aficionados, é composto pelos matadores espanhóis Juan Serrano "Finito de Córdoba" (que comemora esta temporada 30 anos de alternativa) e José Garrido e pelos portugueses Manuel Dias Gomes e João Silva "Juanito" e vão lidar-se oito toiros, quatro da ganadaria Nuñez de Tarifa e quatro da ganadaria Voltalegre, dos irmãos Garzón, também sediada em Portugal, em Monforte.
Pela tarde, realizou-se uma tenta (de que vos vamos mostrar todas as fotos a seguir) em que participaram José Garrido, Manuel Dias Gomes e "Juanito", bem como Eduardo Dávila Miura, que apesar de retirado das arenas, demonstrou permanecer em grande forma (reaparecerá, como anteriormente informámos, em Julho em Aracena num festival taurino integrado no I Congresso Internacional de Aficionados). Lidaram-se quatro vacas de nota altíssima, que atestaram o grande momento da ganadaria que lidará a 16 de Julho quatro toiros em Lisboa.
"Finito de Córdoba" não esteve ontem presente nesta tenta por se encontrar confinado depois de ter estado em contacto com um familiar que testou positivo para a covid-19 - mas deverá vir na próxima semana a uma segunda tenta que terá lugar em Monforte na ganadaria Voltalegre.
Esta corrida dos matadores em Lisboa será a segunda da temporada, depois da corrida inaugural do abono que terá lugar a 25 de Junho. E terá também início às 21h00.
Fotos M. Alvarenga