Com a lotação permitida esgotada, a Arena D'Évora abriu ontem a sua temporada com o tradicional Concurso de Ganadarias, em 61ª edição, ganho pelas ganadarias Murteira Grave (bravura) e Passanha (apresentação). Lidaram-se ainda toiros das ganadarias Palha, Branco Núncio, Veiga Teixeira e Calejo Pires.
Luis Rouxinol, escreve Miguel Ortega Cláudio no site "Tauronews", "não teve a tarde mais brilhante em Évora". No toiro de Palha, "desenvolveu uma lide que acabou por não romper" e no de Passanha "andou em plano de lidador, mas a nobreza do toiro condicionou a lide de um artista que gosta de mais desafio por diante".
João Ribeiro Telles teve "lide interessante" no toiro de Núncio, "mas o público não rompeu". No de Grave andou "em plano mais entoado", contudo "não foi uma lide explosiva como tem habituado o público, mas foi agradável".
Salgueiro da Costa foi, segundo Ortega Cláudio, o grande triunfador da corrida: "agarrou um importante triunfo em Évora". No toiro de Calejo Pires "deu a volta a uma 'tortilla pouco fácil'" e no de Veiga Teixeira "desfrutou e fez desfrutar os presentes" com uma lide cheia de bons pormenores e ferros de grande nota.
Pegaram os Amadores de Montemor (Francisco Borges à segunda, José Maria Vacas de Carvalho à primeira e Vasco Ponce também à primeira) e os Amadores de Évora (António Torres à primeira, José Maria Caeiro também à primeira e José Passanha à terceira).
Dirigiu a corrida Domingos Jeremias assessorado pelo médico veterinário Carlos Santana.
E os toiros regressam à Arena D'Évora já no próximo sábado, dia 26, com a tradicional corrida de São Pedro. Lidam-se três toiros de Murteira Grave e três de Passanha e actuam os cavaleiros Manuel Telles Bastos, João Moura Jr. e Duarte Pinto e os forcados Amadores de Évora pegam em solitário (cartaz em baixo).
Foto "Tauronews"