Uma lição de enorme maestria do veterano Rui Salvador (foto) marcou a corrida desta tarde na Arruda dos Vinhos, frente a um exigente toiro de casta portuguesa da ganadaria Vale Sorraia - que "metia mudanças" e pedia contas. Na sua primeira corrida da temporada, o Maestro de Tomar esteve soberbo e brindou-nos uma lide a todos os títulos magistral.
No contexto geral, a corrida foi interessante e muito agradável, com triunfos repartidos por todos os cavaleiros intervenientes com toiros que não facilitaram e exigiram ao máximo dos toureiros.
Boas actuações de Ana Batista, de Parreirita Cigano, de Mara Pimenta, de Joaquim Brito Paes e de António Ribeiro Telles (filho) - correctos, a entregar-se e a vencer as barreiras de dificuldade apresentadas pelos toiros de Vale Sorraia, que andaram, que se deixaram lidar, mas que não eram pêras doces, antes pelo contrário.
Nota altíssima para o bandarilheiro João Pedro Silva "Açoriano" (foto de baixo), que esteve um maestro no toiro de Salvador. Destaque também para todos os bandarilheiros pelo seu ousado desempenho numa tarde de dificuldades impostas por toiros de verdade.
No capítulo das pegas, estavam em praça três grupos disputando um troféu para a melhor pega. O júri, cuja composição desconhecemos - António Lúcio foi o locutor da corrida, mas como falou sempre de máscara entendeu-se pouco ou quase nada o que disse... - decidiu, e bem, outorgar o prémio ex-aequo aos grupos do Clube Taurino Alenquense e da Arruda dos Vinhos, distinguindo as pegas de Pedro Lourenço (quinta) e Hélder Silva (sexta). Decisão justa e merecida.
Pelos Amadores de Azambuja pegaram Fábio Tomás e Fábio Nunes (a dobrar Diogo Nuno), ambos à quarta tentativa. Pelos do Clube Taurino Alenquerense, grupo que demonstrou estar em grande forma, foram caras Diogo Francisco e Pedro Lourenço, em duas grandes pegas ao primeiro intento. E pelos da Arruda, grupo que também surpreendeu pela positiva, pegaram Hugo Sabino e Hélder Silva, também com duas pegas imponentes à primeira tentativa.
A corrida foi bem dirigida por Ana Pimenta, assessorada pelo médico veterinário José Manuel Lourenço e a praça registou uma agradável entrada de público.
Amanhã não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos desta corrida na Arruda.
Fotos M. Alvarenga