Sempre a surpreender, o mítico toureiro sevilhano Morante de la Puebla acaba de inventar e de estrear um "descabelho" seguro que fica agarrado ao pulso, tipo pulseira, e evita que o mesmo possa saltar disparado se o toiro der um derrote, podendo, como já aconteceu, ferir os toureiros que estão na arena (matador e bandarilheiros) ou mesmo atingir algum espectador.
"A ideia foi do próprio Morante para assegurar a protecção do público. Ele deu-me as ideias para o fazer e entre os dois inventámos este novo 'descabelho' de segurança. É uma coisa que a nossa ver deveria ser obrigatória", disse ao site aplausos.es o moço de espadas do famoso matador, Juan Carlos Morante.
Trata-se de uma correia de nylon que está no punho do "descabelho" (foto de cima) e que fica agarrada ao pulso, como se fosse uma pulseira, evitando que o estoque de descabelhar possa saltar no caso de o toiro dar um derrote violento, como muitas vezes acontece.
Morante de la Puebla estreou o novo "descabelho" (fotos) na corrida do passado sábado em Valladolid, em que cortou uma orelha. Vamos ter oportunidade de o ver no próximo dia 24 em Badajoz, onde Morante vai tourear na primeira corrida da Feira de San Juan ao lado de António Ferrera e do português "Juanito".
Fotos José Salvador/aplausos.es e Ivi Martín/cultoro.es