Vai ser dado a uma rua da cidade de Santarém o nome do saudoso toureiro local César Marinho, que foi novilheiro, bandarilheiro, director de corrida, fundador da desaparecida escola de toureio da capital ribatejana e também um grande poeta popular.
Segundo Ludgero Mendes (que foi um dos proponentes da iniciativa à Comissão de Toponímia de Santarém) adianta na edição online do jornal "Correio do Ribatejo", a futura Rua César Marinho será na Urbanização de São Domingos e a data da inauguração da placa será em breve anunciada.
César dos Santos Marinho, que foi também mestre de muitos toureiros e destacado poeta, tendo vivido a sua paixão pela tauromaquia com um romantismo inigualável, morreu em Março de 2019 com 84 anos de idade.
Nos últimos anos, foi diversas vezes homenageado. Em 2014 a Tertúlia "Quinzena" rendeu-lhe - e também ao bandarilheiro escalabitano Pedro Gonçalves - uma grande homenagem no Hotel de Santarém e pouco antes da sua morte foi também homenageado pela Câmara de Santarém num acto que teve lugar na Casa do Campino.
César Marinho (na foto de baixo com Miguel Alvarenga e Pedro Gonçalves), figura importante da nossa Festa e grande referência da aficion de Santarém, integrou as quadrilhas de diversas figuras do toureio nacional, entre as quais Fernando de Andrade Salgueiro, Gustavo Zenkl, João Moura e Joaquim Bastinhas.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.