sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Luis M. Pombeiro: o discurso de homenagem ao Maestro Vitor Mendes

Foram bonitas e sentidas as palavras com que o empresário Luis Miguel Pombeiro rendeu homenagem, ao início da corrida de ontem, ao Maestro Vitor Mendes, a quem o Campo Pequeno rendeu tributo pela glória de uma carreira única e pelo 40º aniversário da sua alternativa.

Lamentavelmente (o costume...), ninguém entendeu patavina do que ele disse, por obra e (des)graça da caótica aparelhagem sonora (?) do Campo Pequeno... uma praça moderníssima, mas cujo som não existe...

Por isso e como já fizemos em ocasiões anteriores, aqui vos deixamos na íntegra o discurso do empresário:

"Nesta noite em que Lisboa e o Campo Pequeno exaltam o toureio a pé, expoente que durante anos e anos foi presença permanente nesta arena, rendemos significativa homenagem ao maior de todos os nossos matadores.


"O Maestro Vitor Mendes elevou ao mais alto nível o toureio a pé de Portugal nos quatro cantos do mundo e ao longo de duas longas décadas esteve na primeira fila ao lado dos maiores do seu tempo, numa das últimas épocas de ouro do toureio em Espanha.


"40 anos de alternativa constituem uma efeméride importante e que se impõe assinalar. Mas mais importante que quatro décadas a honrar a arte do toureio a pé aquém e além fronteiras, é o historial que o Maestro Vitor Mendes deixou escrito em todas as praças do mundo taurino e os exemplos que ficaram para os toureiros de hoje.

"Ainda e sempre o número-um dos nossos matadores, Vitor Mendes merece esta praça de pé a tributar-lhe a maior das ovações. Olé, Toureiro Grande!".

Luis Miguel Pombeiro/Ovação e Palmas

Fotos M. Alvarenga