sexta-feira, 8 de outubro de 2021

António Telles reaparece dia 24 na Moita na corrida comemorativa dos 100 anos da Associação Nacional de Toureiros

António Ribeiro Telles reaparecerá na corrida comemorativa dos 100 anos da Associação Nacional de Toureiros que no próximo dia 24 (domingo, às 16h00 em ponto) se vai realizar na praça "Daniel do Nascimento" na Moita e cuja receita reverte a favor do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses, louvável instituição criada pelo saudoso Maestro Diamantino Vizeu e que está também a comemorar 70 anos de vida e que até aos dias de hoje continua a proteger os artistas na assistência ao acidente, na educação, no complemento de reforma aos toureiros já retirados e ainda a apoiar as viúvas dos que já nos deixaram - um espectáculo em benefício de uma causa que nos merece todo o carinho e que desde já o "Farpas" declara que vai apoiar incondicionalmente.

O cartel foi hoje anunciado pela Associação Nacional de Toureiros: actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol e Francisco Palha (que também faz nesta corrida a sua reaparição depois da recente colhida na "Palha Blanco") e os matadores de toiros Manuel Dias Gomes e Joaquim Ribeiro "Cuqui". Pegam os consagrados grupos de forcados Amadores da Moita e Amadores de Alcochete, respectivamente capitaneados por Pedro Raposo e Nuno Santana.

As quadrilhas de bandarilheiros doa cavaleiros são compostas por João Ribeiro “Curro”, António Telles Bastos, João Pedro “Açoreano”, Paulo Sérgio, Manuel dos Santos “Becas”, João Tiago Bretes, Diogo Costa “Malafaia” e Jorge Alegrias. A coadjuvar as lides dos dois matadores estarão em praça Cláudio Miguel e João Ferreira, Tiago Santos e Miguel Batista.

Os quatro toiros para as lides a cavalo são das distintas ganadarias de António Raul Brito Paes e de Joaquim Brito Paes e para as lides a pé das distintas ganadarias de David Ribeiro Telles e de Calejo Pires.

 

O jogo de cabrestos será uma cortesia dos Herdeiros Manuel José da Úrsula, sendo os campinos Gabriel Silva e Joaquim Silva.

 

O espectáculo será abrilhantado pela Banda Musical do Rosário.

 

Todo o elenco actuará graciosamente, assim como muitos dos que irão prestar serviço nesse dia.

 

Às 10h00 da manhã, com entrada gratuita, iremos ter a presença de alunos das Escolas de Toureio de Vila Franca de Xira, Moita, Montijo e Azambuja, que lidarão quatro reses gentilmente oferecidas pela distinta ganadaria Canas Vigouroux.

 

O dia 24 de Outubro será um dia de festa, com os bilhetes da corrida a partir dos 10€, para que os aficionados não fiquem em casa.

 

A Associação Nacional de Toureiros convida todos "a juntarem-se a nós, num dia cheio de atracções, com o propósito de contribuir para uma causa social muito importante para os toureiros".


Foto Emílio de Jesus/Arquivo