terça-feira, 30 de novembro de 2021

Manuel Andrade Guerra: perdemos a última grande referência da crítica taurina de Portugal

Triste, demasiado triste, a notícia da morte, hoje, do nosso querido amigo Manuel Andrade Guerra, cuja situação clínica se agravara nas últimas horas.

Estava há duas semanas internado na Unidade de Cuidados Intensivos da Ala Covid do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de ter contraído o vírus, apesar de já estar vacinado com as duas doses. Outras patologias de que padecia não terão viabilizado a recuperação, acabando por não resistir. Tinha 75 anos, cumpridos no passado dia 20.

A notícia da morte de Andrade Guerra - Presidente Emérito da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I - foi há momentos avançada na rede social Facebook pelo Grupo Tauromáquico "Sector 1", de que era sócio - e acaba de ser confirmada ao "Farpas" por fonte familiar.

Não são ainda conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres, que aqui transmitiremos logo que possível.

Durante o dia de amanhã, o "Farpas" prestará as devidas homenagens à memória daquele que era a última grande referência da crítica taurina de Portugal.

A toda a ilustre Família enlutada, muito em particular a sua Mulher, Ana Magno Guerra, a seus filhos Fernanda Teresa e Baltazar, netos e netas, enviamos as mais sentidas condolências. Todos perdemos Alguém que fazia parte das nossas vidas. 

Que em paz descanse.

Foto M. Alvarenga

Melhor faena da Feira de Jaén: continuam a chover troféus distinguindo a brilhante temporada de Morante

Continuam a chover distinções e reconhecimentos à fantástica temporada protagonizada por Morante de la Puebla. Agora foi a vez do Círculo Cultural Taurino de Jaén lhe outorgar o XIV Troféu "António Luis Gómez", anualmente atribuído à melhor faena da Feira Taurina de San Lucas naquela cidade espanhola.

Morante foi galardoado pela sua faena ao toiro "Viña-4" da ganadaria de Sancho Dávila, lidado no passado dia 16 de Outubro na praça de toiros de Jaén (foto), a que cortou as duas orelhas.

Em anos anteriores, este troféu foi atribuído aos matadores López Simón, Curro Díaz, Emílio de Justo e Juan Ortega.

Foto mundotoro.com 

Campo Pequeno: Pombeiro começa a delinear a próxima temporada

Luis Miguel Pombeiro começa já a delinear a temporada de 2022 no Campo Pequeno, estando por enquanto a analisar com a administração da empresa a conciliação de datas possíveis para a realização das corridas de toiros, de acordo com o calendário de concertos e espectáculos já definido para os primeiros meses do próximo ano.

"É ainda cedo para adiantar datas. Não nos podemos esquecer que a nova empresa ficou com a praça para realizar concertos e outro tipo de espectáculos e esteve dois anos parada pela pandemia. Neste momento estão inúmeros concertos e outros eventos agendados para a praça do Campo Pequeno já para os primeiros meses de 2022, isso tem que ser respeitado. Já tive uma primeira reunião com a administração da empresa e estamos a ver as datas que ficarão disponíveis para a realização das corridas de toiros", diz-nos o empresário da Ovação e Palmas, responsável pelo sector da Tauromaquia na primeira praça de toiros nacional.

O mais provável é a temporada tauromáquica arrancar em finais de Junho ou mesmo só no início de Julho, prolongando-se por Agosto e pela primeira quinzena de Setembro, não se estando afastada a hipótese de vir a verificar-se uma redução no número de espectáculos tauromáquicos em relação aos realizados nas duas últimas temporadas, que foram seis.

Fotos M. Alvarenga


Ontem, 2ª feira: 9.945 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje


158
Visualizações 
de página de ontem
9 945
Visualizações de páginas 
no último mês
382 415

Histórico total 
de visualizações 
de páginas
34 126 998


segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Ganadaria de Victorino Martín debuta na Colômbia na Feira de Cali

O site mundotoro.com divulgou hoje as fotos dos sete toiros da emblemática ganadaria de Victorino Martín (de que publicamos dois) que nos próximos dias vão embarcar para a Colômbia para ser lidados na Feira de Cali a 30 de Novembro, marcando o debute da divisa espanhola naquele país.

Os toiros de Victorino Martín serão lidados pelo matador local Luis Bolívar e pelo espanhol Emílio de Justo, que actuam nessa tarde mano-a-mano.

A Feira de Cali terá este ano como presidente das corridas o conhecido aficionado, empresário e apoderado português José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim).

Fotos mundotoro.com

Badajoz declarada "Cidade Taurina por Excelência"

O Ayuntamiento de Badajoz aprovou esta segunda-feira que a cidade fronteiriça seja declarada "Cidade Taurina por Excelência", além de aprovar também a criação de um monumento comemorativo desta nomeação e que será colocado numa rotunda.

A votação da moção apresentada pelo conselheiro Alejandro Vélez foi aprovada com os votos a favor do Partido Popular e do Ciudadanos e teve a abstenção do PSOE.

Foto D.R.

Paco Velásquez em ombros na sua primeira corrida no México

O cavaleiro praticante Paco Velásquez saíu ontem em ombros na sua primeira corrida no México, em Cadereyta (Nuevo León), depois de ter cortado as duas orelhas ao segundo toiro do seu lote, tendo perdido os troféus no primeiro por matar só ao segundo intento, mesmo assim dando aplaudida volta à arena.

O toureiro de Riachos repartiu cartel com os matadores Ernesto Tapia "Calita" (que cortou uma orelha a cada um dos seus toiros) e Sérgio Flores (duas orelhas no segundo toiro do seu lote), que também sairam em ombros (foto).

O grupo de forcados Amadores do México pegou os dois toiros lidados a cavalo por Paco Velásquez, o primeiro à primeira tentativa e o segundo à terceira, tendo os seus elementos acompanhado o cavaleiro luso nas voltas à arena. Lidaram-se seis toiros da ganadaria Boquilla del Carmen.

Foto Miguel Calçada

Rui e Duarte Fernandes e "Juanito" a caminho do México

Os cavaleiros Rui e Duarte Fernandes e o matador "Juanito" rumaram esta manhã ao México, onde vão actuar no próximo fim-de-semana num festival taurino privado comemorativo do aniversário do rejoneador Félix Cantún.

Foto D.R.

Maestro Paulo Caetano homenageado no Almoço de Natal da Real Tertúlia

O Maestro Paulo Caetano será homenageado pelos seus 40 anos de alternativa no Almoço de Natal da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I - que se realiza no próximo dia 18 de Dezembro em Lisboa no Clube Militar Naval (Av. Defensores de Chaves, nº 26). Tal homenagem era para ter tido lugar no ano passado, mas a situação pandémica obrigou ao cancelamento do encontro de Natal da Real Tertúlia, que agora finalmente se realizará, celebrando o 30º aniversário da instituição.

O preço do almoço é de 30€ e as inscrições devem ser feitas desde já, devido à limitação do espaço, para o email fgodcabral@gmail.com ou pelo telemóvel 925 018 961. O nib para fazer o depósito é o 0036 0283 9910 0031 7660 8.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.


Joaquim Alves de óptima saúde, felizmente!

O ilustre ganadeiro Joaquim Alves encontra-se, graças a Deus, de óptima saúde e não contraiu o vírus covid-19, como constou na última sexta-feira por não ter estado presente no jantar de entrega de troféus da Tertúlia "Festa Brava" em Aveiras de Cima, onde a sua ganadaria São Torcato foi galardoada pelo melhor toiro da temporada, prémio que foi recebido pelo seu amigo e antigo forcado José Jorge Pereira.

A ausência de Joaquim Alves ficou a dever-se ao facto de dias antes ter participado num jantar onde estava uma pessoa que dias depois testou positivo para a covid-19, o que o obrigou a ficar em casa por medida de precaução, mas encontra-se bem e, felizmente, já fez o teste que deu resultado negativo.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo

"Correio da Manhã" destaca sucesso da Gala da Tauromaquia

O "Correio da Manhã" dá destacado relevo na sua edição de hoje ao sucesso da Gala da Tauromaquia, celebrada no sábado no Restaurante/Discoteca "Kais", em Lisboa, durante a qual foram premiados os triunfadores da última temporada.

Segundo o jornal, o evento conseguiu angariar 5.120 euros destinados "para a reconstrução de praças de toiros abandonadas".

Fotos Fernando Clemente e "CM"


Julian Alonso com Pombeiro na equipa de apoderamento de Moura Caetano

Confirmando o que o "Farpas" adiantara anteriormente, o cavaleiro João Moura Caetano informou esta manhã que o taurino espanhol Julian Alonso, empresário de várias praças em Espanha e que já dirigiu as carreiras de várias figuras do toureio, passa a integrar a sua equipa de apoderamento, juntando-se assim a Luis Miguel Pombeiro (ambos na foto de baixo).

Moura Caetano foi representado no país vizinho nas últimas temporadas por Paco Cáceres, de quem se separou amigavelmente há duas semanas. Na altura o "Farpas" adiantou que Julian Alonso seria o novo apoderado espanhol do cavaleiro de Monforte. Confirma-se.

Fotos M. Alvarenga


Luis Clemente: morreu o "padre toureiro"

Morreu ontem Luis Fernando Valiente Clemente, conhecido como o "padre toureiro", que era natural de Coria e pároco das localidades espanholas de Aliseda e Herrerueta. Tinha 43 anos e foi encontrado morto em sua casa, desconhecendo-se as causas do óbito.

Era um grande aficionado prático, treinava com profissionais do toureio, tinha uma devoção por "Manolete" e sonhava apresentar-se em público um dia num festival taurino.

Em Outubro passado, estivera presente no quarto de hotel do matador Domingo López Chaves, antes deste actuar na Monumental de Madrid, tendo rezado ambos momentos antes de o toureiro, seu amigo, rumar a Las Ventas (foto de baixo).

Entre os vários projectos que tinha, anunciara recentemente que iria escrever um livro intitulado "Jesus Cristo e o Toureio".

Que em paz descanse.

Fotos D.R.


Morante também distinguido no Equador: melhor faena da Feira de Latacunga

Morante de la Puebla também distinguido no Equador, onde recebeu ontem, no festival taurino ali celebrado, o prémio como autor da melhor faena da Feira de Latacunga, pela sua actuação na primeira corrida do ciclo na sexta-feira passada, dia 26.

Apesar de não ter cortado orelhas (foi ovacionado no primeiro toiro e deu volta à arena no segundo) e de nessa mesma corrida Miguel Ángel Perera ter saído em ombros depois de indultar o quarto toiro de Triana y Huagrauasi, Morante de la Puebla foi proclamado como o grande triunfador da tarde (foto de baixo) e da feira.

Fotos Diego Alais/cultoro.es


Mais um prémio: Rádio Nacional de Espanha distingue Morante

O génio do toureio a pé, Morante de la Puebla, continua a ser premiado pela sua brilhante temporada europeia. O último troféu que lhe acaba de ser outorgado foi o prestigiado prémio "Oreja de Oro" atribuído pelo programa "Clarín" da Rádio Nacional de Espanha, que este ano alcança a sua 54ª edição.

Morante foi o vencedor com 13 votos, seguindo-se Emílio de Justo com duas votações e Diego Urdiales com uma.

No âmbito ganadero, o prémio "Hierro de Oro" foi este ano atribuído à ganadaria La Quinta, classificando-se em segundo lugar a de Garcigande e em terceiro a de Victorino Martín.

Foto Arjona/aplausos.es

Estado clínico de Andrade Guerra estável e sem alterações

Mantém-se estável nos últimos dois dias e sem alterações positivas ou negativas o estado clínico do jornalista Manuel Andrade Guerra, que continua internado na Unidade de Cuidados Intensivos da Ala Covid do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Andrade Guerra, de 75 anos (na foto, assistindo a uma corrida este ano no Campo Pequeno na companhia de sua Mulher, Ana Magno), está nos Cuidados Intensivos há mais de uma semana depois de ter contraído covid-19 apesar de já se encontrar vacinado.

O presidente emérito da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I sofre de outras patologias que não têm ajudado à sua desejada recuperação, mas felizmente encontra-se estável e a situação não é preocupante.

Foto M. Alvarenga 

Forcados foram ontem os triunfadores na Monumental do México

Os Forcados Amadores do México - grupo que integra elementos dos vários grupos existentes naquele país - foram ontem os grandes triunfadores da corrida de rejoneio realizada na Monumental Plaza México e a que assistiram cerca de 15 mil espectadores - refere o crítico taurino Guillermo Leal no site mundotoro.com.

Lidaram-se toiros da ganadaria La Estancia, com força e trapio, sendo quatro dos seis pegados pelos Forcados do México. Quatro pegas ao primeiro intento, de que se destacaram as dos irmãos René e Carlos Tirado aos toiros lidados em primeiro e quatro lugar. No final, o grupo foi despedido com uma emotiva e calorosa ovação.

Os três rejoneadores, Jorge Hernández Gárate (volta e ovação), Emiliano Gamero (volta e silêncio) e Fauro Aloi (volta e palmas), filho dos antigo rejoneador Giovanni Aloi e que fez ontem o seu debute na Plaza México, realizaram boas lides mas mataram mal, destacando-se pela positiva o primeiro com a melhor actuação da tarde.

Foto mundotoro.com

Equador: Ferrera indulta novilho de La Viña em Latacunga

António Ferrera indultou este sábado o novilho-toiro "Solterito" da ganadaria La Viña no festival taurino em honra da Esperanza de Triana que se celebrou na praça equatoriana de Latacunga, encerrando a feira taurina.

Ferrera obteve simbolicamente as orelhas e o rabo do "Solterito", dando aplaudida volta à arena com os proprietários da ganadaria.

Repartiu cartel com Morante de la Puebla (ovação), "El Fandi" (duas orelhas), Miguel Ángel Perera (duas orelhas), Daniel Luque (duas orelhas), Juan Francisco Hinojosa (duas orelhas) e Juan Andrés Marcillo (orelha).

Lidaram-se ainda novilhos-toiros das ganadarias Santa Rosa, Triana e Huagrauasi.

Foto Diego Alais/cultoro.es

Ontem, domingo: 7.483 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje


1 575
Visualizações 
de página de ontem
7 483
Visualizações de páginas 
no último mês
382 415

Histórico total 
de visualizações 
de páginas
34 118 470 


domingo, 28 de novembro de 2021

Valência: Leonardo corta única orelha da tarde

Triunfal debute de Leonardo, aluno da Escola de Toureio "José Falcão" de Vila Franca de Xira, hoje em Valência (Espanha) - onde cortou a única orelha da tarde depois de uma faena em que bordou o toureio.

Fotos D.R.


Gala da Tauromaquia: público elegeu os triunfadores da temporada

Francisco Palha, melhor cavaleiro. Na foto,
com o seu apoderado Rafael Vilhais

O cavaleiro Francisco Palha, o cavaleiro praticante Tristão Ribeiro Telles Guedes de Queiroz, o matador João Silva "Juanito", o forcado João Prates (GFA de Coruche), o GFA de Évora, o bandarilheiro Duarte Alegrete, o empresário Ricardo Levesinho (Tauroleve) e a ganadaria Murteira Grave foram ontem proclamados máximos triunfadores da temporada, em resultado da votação telefónica do público, na Gala da Tauromaquia - que se realizou no Restaurante/Discoteca "Kais" em Lisboa.

Tinham sido nomeados pelas próprias associações de cada classe cinco nomes por cada categoria, sendo os mesmos votados pelo público por chamadas telefónicas. 

Lamentavelmente, ficou esquecida a categoria de novilheiros - apesar de terem sido nomeados e votados os cavaleiros "equivalentes" (praticantes)... Os futuros matadores de toiros são sempre os esquecidos da nossa Festa...

Fotos D.R./Facebook

"Juanito": mais um troféu à nova estrela do toureio a pé

Ricardo Levesinho: empresário do ano
Murteira Grave: melhor ganadaria da temporada
Na arte das pegas, a vitória coube aos Amadores de Évora

Diogo Peseiro em 21º lugar na Meia Maratona de Évora

Diogo Peseiro, futuro matador de toiros português, classificou-se hoje em 21º lugar na Geral na Meia Maratona de Évora.

Sempre em forma!

Foto D.R. 

Ontem, sábado: 6.342 leram o "Farpas"


Visualizações
de páginas de hoje


2 759
Visualizações 
de página de ontem
6 342
Visualizações de páginas 
no último mês
382 415

Histórico total 
de visualizações 
de páginas
34 112 171 


sábado, 27 de novembro de 2021

Valores fundamentais do toureio

Esta foto, da autoria do repórter Diego Alais, está a tornar-se viral das redes sociais e retrata ontem o momento em que Morante de la Puebla sofria uma aparatosa colhida (felizmente sem consequências de maior) durante a lide do terceiro toiro da tarde na praça equatoriana de Latacunga e "El Fandi" (que assistia à corrida na trincheira) saltou rapidamente à arena e em milésimos de segundo acudiu ao companheiro em perigo.

"Se há valores fundamentais no toureio, esses são os do companheirismo, do respeito, da atenção a todos os momentos do espectáculo, e, sobretudo, entregar a vida ao animal e ao companheiro quando este está em perigo" - escreveu hoje o site cultoro.es.

Foto Diego Alais/cultoro.es 

Jantar da Tertúlia "Festa Brava" constituiu importante jornada em prol da Tauromaquia

Constituiu uma importante jornada em prol da Tauromaquia o jantar de entrega de troféus aos triunfadores da temporada pela Tertúlia "Festa Brava", uma das mais antigas instituições tauromáquicas nacionais, celebrado ontem no Restaurante "Oficina dos Sabores" em Aveiras de Cima - a que se vai seguir já esta noite a Gala da Tauromaquia no Restaurante/Discoteca "Kais" em Lisboa.

A presença de diversos políticos, como anteriormente noticiámos, honrou o mundo tauromáquico e constituiu o reconhecimento pelas louváveis e importantes posições que todos eles assumiram, ao longo dos anos, em defesa da Festa Brava. Foi uma presença importante e significativa da classe política, como salientou o empresário Luis Miguel Pombeiro no momento em que a sua empresa Ovação e Palmas era premiada como a melhor da temporada.

Embora não estivesse previamente anunciado, a Tertúlia "Festa Brava" distinguiu, para além dos triunfadores do ano, o Maestro Vitor Mendes pelos seus 40 anos de alternativa, tendo o discurso do famoso matador sido um dos mais aplaudidos da noite.

Outra figura aclamada no jantar foi o cavaleiro João Salgueiro, que acompanhava o seu filho João Salgueiro da Costa, premiado como melhor cavaleiro da temporada. O matador "Juanito", igualmente galardoado, disse mesmo que Salgueiro foi na sua juventude um dos seus grandes ídolos das arenas, pelo que lhe dedicou o seu troféu.

Ontem foram galardoados o cavaleiro Salgueiro da Costa, o matador João Silva "Juanito", o cavaleiro praticante Joaquim Brito Paes, o novilheiro Diogo Peseiro, o bandarilheiro João Ferreira, o grupo de forcados Amadores de Alcochete, o forcado David Solo (dos Amadores da Moita), a empresa Ovação e Palmas, a ganadaria Murteira Grave e também a ganadaria São Torcato (melhor toiro).

Todos os premiados marcaram presença no jantar, à excepção do ganadeiro Joaquim Alves (São Torcato), por na véspera ter contraído covid-19 (o seu estado não é preocupante, graças a Deus), pelo que o prémio foi entregue ao seu amigo e antigo forcado José J. Pereira.

A "Festa Brava" distinguiu ainda o novilheiro João D'Alva e o cavaleiro amador Lourenço Malheiro (triunfadores do ciclo de novilhadas que em Maio se realizou na Azambuja), bem como os três grupos de forcados que este ano celebraram o 50º aniversário da sua fundação: Amadores de Alcochete, Amadores de Coruche e Real Grupo de Moura.

Como anteriormente referimos, foram distinguidos com Menções Honrosas os políticos Telmo Correia, Fernanda Velez, João Manuel Dias, Luis David Testa e Luis Manuel Abreu de Sousa - que têm defendido sem complexos a Festa Brava e as tradições nacionais.

Nota da Redacção - Em princípio e por respeito pelos nossos leitores, não é hábito o "Farpas" publicar fotos com a marca de água (letras em cima das imagens) dos sites dos seus autores. Abrimos aqui uma excepção por também apoiarmos a campanha do nosso querido amigo e repórter fotográfico Fernando Clemente, que está a promover uma campanha solidária a favor do Instituto Português de Oncologia e pretende vender as suas fotos para que as receitas revertam a favor dessa importante instituição, pelo que as publica com a marca de água, evitando dessa forma que as mesmas sejam utilizadas e obrigando os interessados a comprá-las. Agradecemos a compreensão de todos.

Fotos Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com

José Macedo Tomás, cabo do GFA de Coruche, com o deputado
centrista Telmo Correia

"Juanito" (melhor matador do ano) com Rui Casqueiro,
presidente da Tertúlia "Festa Brava", e sua Mulher, Isabel
Nolasco
A deputada social-democrata Fernanda Velez entregou ao cabo
Nuno Santana o prémio que consagrou o GFA de Alcochete
como melhor grupo de forcados do ano
O Maestro Vitor Mendes entregou a Diogo Peseiro o prémio
que o distinguiu como melhor novilheiro da temporada
Maestro Vitor Mendes homenageado pelos seus 40 anos de
alternativa - e de glória maior nas arenas de todo o mundo.
Prémio entregue pelo histórico autarca de Barrancos António
Pica Tereno
Presidente da Tertúlia "Festa Brava" entregou a Salgueiro
da Costa o troféu de melhor cavaleiro da temporada
Joaquim Brito Paes (melhor cavaleiro praticante) recebeu o
prémio das mãos do famoso cavaleiro João Salgueiro
Marco Gomes entregou a João D'Alva o prémio que o
distinguiu como triunfador do ciclo de novilhadas de Maio
na praça da Azambuja

Políticos defensores da Tauromaquia homenageados ontem pela Tertúlia "Festa Brava"

Telmo Correia, histórico deputado do CDS/PP, foi ontem um dos políticos distinguidos pela Tertúlia "Festa Brava" com Menções Honrosas pelas suas posições em defesa da Tauromaquia, durante o jantar de entrega de troféus aos triunfadores da temporada que decorreu no Restaurante "Oficina dos Sabores" em Aveiras de Cima.

No dia em que se fechava mais um círculo parlamentar, Telmo Correia considerou, nas redes sociais, que via esta distinção "no momento de saída, como um quase prémio de carreira parlamentar na defesa das tradições portuguesas e contra o proibicionismo da ditadura do gosto", terminando o comentário com um vibrante "Ooooolé!".

Além de Telmo Correia, foram ontem também distinguidos e honrados pela Tertúlia "Festa Brava" os deputados Maria Fernanda Velez, João Manuel Dias, Luis David Testa e Luis Manuel Abreu de Sousa (foto de baixo), tendo igualmente marcado presença no jantar autarcas e ex-autarcas da Azambuja, também a darem a cara pela arte tauromáquica sem complexos.

Fotos Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com


Estado clínico de Andrade Guerra estável

Felizmente ultrapassados e já estabilizados os problemas cardíacos que tinham registado um agravamento da situação há dois dias, é agora estável e sem motivos para preocupação o estado clínico de Manuel Andrade Guerra, havendo até a registar significativas melhoras - embora continue, contudo e por uma mera questão de prevenção, internado na Unidade de Cuidados Intensivos da Ala Covid do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O doente, de 75 anos, não se encontra entubado, mas apenas ventilado e, mesmo assim, com os níveis mínimos de oxigénio, o que significa que a situação é menos grave.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo