A Festa e sobretudo os Forcados de novo de luto: morreu hoje em Évora, onde residia, com 90 anos, Américo Chinita de Mira, que foi cabo dos grupos de forcados Amadores de Montemor e também dos Amadores do Ribatejo.
Nos últimos anos, voltou a fardar-se algumas vezes em ocasiões festivas, nomeadamente na comemoração do aniversário dos Amadores de Montemor, na sua tradicional corrida de Setembro (foto de cima).
Américo Manuel Chinita de Carvalho Mira era natural de Santiago do Escoural (Montemor-o-Novo), onde nasceu a 23 de Março de 1931. O Grupo de Montemor recorda-o como "um cabo fundamental num período importante e determinante" da sua história e refere que "ser-lhe-à sempre grato por tudo".
Chinita de Mira capitaneou os Amadores de Montemor (de que foi o terceiro cabo) em 1955, ano em que o grupo se reformou após quatro anos de interregno (de 1951 a 1954) e foi cabo apenas durante uma temporada, até Setembro de 1956.
Posteriormente foi cabo dos Amadores do Ribatejo entre 1963 e 1966 e, numa segunda fase, de 1980 a 1982, ano em que o grupo se extinguiu, voltando mais tarde a ser reformado.
A toda a Família enlutada, bem como aos seus grupos de forcados de Montemor e do Ribatejo, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e M. Alvarenga
Em 2014 em Montemor, entre os também cabos do grupo António Vacas de Carvalho, António José Zuzarte e João Cortes |
Chinita de Mira tinha no coração o Grupo de Montemor e voltou a fardar-se algumas vezes em ocasiões festivas |
Fotografado por Miguel Alvarenga assistindo a uma corrida |