Com a pandemia a alastrar de novo sobretudo na Europa e num dia em que se registaram no nosso país mais 15 mortes por covid-19 e 3.150 novos casos de infecção, o primeiro-ministro António Costa anunciou esta tarde, depois do Conselho de Ministro, que voltamos ao Estado de Calamidade a partir de 1 de Dezembro e anunciou as novas medidas que vão entrar em vigor no combate a esta nova investida do vírus.
Entre as novas medidas está outra vez a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os espaços fechado e a apresentação de certificado digital para entrar em restaurantes, hotéis e ginásios.
Mesmos que já vacinados, terão que apresentar obrigatoriamente teste negativo todos os cidadãos que visitem lares e doentes internados em unidades hospitalares e o mesmo acontecerá a quem vá a grandes eventos sem lugares marcados ou a recintos improvisados e também desportivos (estádios), discotecas e bares.
O Governo anunciou ainda que entre 2 e 9 de Janeiro de 2022 (semana de contenção de contactos), o teletrabalho é obrigatório, as aulas reabrem no dia 10 e ficarão encerradas as discotecas.
António Costa anunciou também que na primeira semana de Janeiro de 2022 serão aplicadas novas medidas mais restritivas para conter os contactos de covid-19.
Foto "Correio da Manhã"