Caíram infelizmente em desuso as lides de cavaleiros a duo. Os toureiros fogem delas como o Diabo da Cruz e a crítica "mais antiga" apagou-as do mapa por considerar que são "números sem valor"...
Mas a realidade é que fazem parte do nosso passado histórico, eram tradição aplaudida pelos aficionados nos tempos antigos e tiveram o seu máximo esplendor quando por cá foram superiormente interpretadas pelos irmãos Peralta e mais tarde pelos irmãos Ribeiro Telles.
Ontem, na histórica corrida do Cartaxo, os quatro cavaleiros das dinastias Salgueiro e Fernandes repuseram no seu sítio uma antiga tradição - que diverte o público e o empolga, como aconteceu, quando bem interpretada e quando os dois cavaleiros estão, como eles estiveram, em perfeita sintonia.
As lides a duo aos dois últimos bons toiros de Passanha no Cartaxo foram uma alegria, com ritmo, com bom toureio, com intervenções oportunas e verdadeiramente enquadradas, quer pelos Salgueiros pai e filho, quer pelos Fernandes tio e sobrinho.
João Salgueiro voltou a criar alvoroço nas bancadas quando esperou o quinto toiro à porta dos currais e depois aguentou a fortíssima carga do oponente em duas emotivas voltas à arena, até o parar. A lide com o filho foi perfeita e sem tempos mortos e o público aclamou os dois cavaleiros com permanentes ovações e apoteose final.
Também os dois Fernandes protagonizaram uma vibrante e muito emotiva lide a duo, chegando às bancadas pelo risco e pela verdade das sortes, pela brega e igualmente pela sintonia que deixaram transparecer. Brindaram a sua brilhante actuação, em Dia da Mãe, às Mães da casa: Manuela Fernandes (mãe de Rui), Dulce Fernandes (mãe de Duarte) e Guadalupe Caldeira (Mulher e mãe das filhas de Rui).
Quando assim são, as lides a duo entusiasmam o público e constituem uma mais valia para o bom desenrolar do espectáculo. A corrida acabou com os quatro cavaleiros em praça e o público de pé a aplaudi-los. Até ao momento, esta foi, sem margem para dúvidas, a grande corrida desta temporada!
Fotos M. Alvarenga
Momentos da emotiva e espectacular lide a duo dos Salgueiros |
Rui Fernandes e o sobrinho Duarte deram um grande espectáculo na lide a duo. A corrida acabou (fotos de baixo) com os quatro cavaleiros em praça e o público a tributar-lhes grande ovação |