domingo, 15 de maio de 2022

Eterno Bastinhas tomou a alternativa há 39 anos em Évora

Cumprem-se neste dia 15 Maio trinta e nove anos da alternativa de Joaquim Bastinhas, recebida na praça de toiros de Évora (onde esta tarde se realiza o 62º Concurso de Ganadarias). José Mestre Batista foi o padrinho (foto de baixo) e João Moura a testemunha.

Nasceu nesse dia para a Festa aquele que viria a ser ao longo de mais de três décadas um dos melhores cavaleiros tauromáquicos nacionais. E o mais popular de todos.

Joaquim Manuel Carvalho Tenório, conhecido no mundo da tauromaquia como Joaquim Bastinhas, nasceu em Elvas a 8 de Março de 1956. Apresentou-se como cavaleiro amador com apenas 12 anos, num dos tradicionais festejos de Carnaval, no Campo Pequeno, em 2 de Fevereiro de 1969. Desde então fez-se anunciar pela alcunha de Bastinhas, nome pelo qual o seu pai, Sebastião Tenório, que fora cavaleiro tauromáquico amador, era conhecido.


A 15 de Maio de 1983, cumprem-se hoje 39 anos, tomou a alternativa de cavaleiro tauromáquico na praça de toiros de Évora, na tradicional corrida de concurso de ganadarias, tendo como padrinho José Mestre Batista e como testemunha João Moura.


Joaquim Bastinhas ultrapassou as barreiras da própria Tauromaquia e tornou-se num verdadeiro ídolo do povo. Onde quer que fosse era reconhecido, acarinhado e apoiado - pela figura que era.


Confirmou a alternativa no Campo Pequeno a 14 de Julho desse mesmo ano de 1983, desta vez tendo João Palha Ribeiro Telles como padrinho e Paulo Caetano como testemunha.


Em 1984 encerrou-se na lide de seis toiros Murteira Grave, na agora encerrada praça de toiros "Carlos Relvas", em Setúbal. E ainda hoje bate todos os recordes como o cavaleiro que mais toiros de Grave enfrentou ao longo da sua carreira de glória.


Cavaleiro únco, o mais popular dos últimos anos, além de ter marcado presença e triunfado em todas as praças de Portugal continental e ilhas, Joaquim Bastinhas actuou ao longo de uma carrreira inolvidável em Espanha, França, Grécia, Macau, México e Venezuela.


A 10 de Julho de 2008, de novo no Campo Pequeno, concedeu a alternativa ao seu filho Marcos Tenório Bastinhas, seu digno sucessor e que continua a manter bem acesa a chama de um nome que tem dignificado e engrandecido com o maior dos méritos.


Afastado das arenas duas temporadas, devido a um grave acidente sofrido em Setembro de 2015, reapareceu em 2018 actuando com grande êxito em Julho na Figueira da Foz e em Setembro em Elvas, voltando a ser apoderado pelo histórico e também já saudoso Rogério Amaro.

 

Após dois meses de internamento hospitalar, com graves problemas de saúde que se foram sempre agravando, Joaquim Bastinhas morreu a 31 de Dezembro 2018.


O mais popular toureiro nacional jamais será esquecido e é uma presença constante nas memórias de todos nós.


Fotos Frederico Henriques e Emílio de Jesus/Arquivo