segunda-feira, 16 de maio de 2022

Triunfou Moura no memorável Concurso de Ganadarias de Évora

A Arena D'Évora registou ontem uma entrada forte de três quartos e o 62º Concurso de Ganadarias foi "memorável", escreve Miguel Ortega Cláudio no site "Tauronews", confessando que "não queria estar na pele do júri" (Tertúlia Tauromáquica Eborense), tal a qualidade evidenciada pelos seis toiros, que não tornou nada fácil eleger os vencedores.

O prémio de apresentação foi para o toiro de Murteira Grave e o de bravura foi atribuído ex-aequo aos toiros de Passanha e Calejo Pires, decisão que não é muito vulgar em concursos de ganadarias. O público aceitou e aplaudiu os veredictos.

"Num Concurso de Bravos, Moura Jr. triunfou e toureou como no pátio da sua casa" - é o título da crónica de Ortega Cláudio, que diz tudo e dispensa mais comentários. João Moura Jr. (fotos) é, há alguns anos, o líder incontestado do toureio a cavalo e ontem em Évora, a avaliar pelas palavras de um crítico tão isento e insuspeito, "voltou a fazer das suas" e a marcar a diferença, galvanizando o público.

Luis Rouxinol esteve "em bom plano" no primeiro toiro e no quarto, escreve Ortega Cláudio, "picado por Moura e Salgueiro, disse que os 35 anos de alternativa são um posto".

João Salgueiro da Costa defendeu o seu estatuto em duas lides de muito mérito. Protagonizou no seu primeiro toiro "um empolgante momento de toureio a cavalo", depois de "uma sorte de gaiola que não partiu, com o toiro a carregar e o de Valada levando o Núncio embebido no cavalo". Cravou curtos "de boa nota, a entrar nos terrenos do toiro".

Pegaram - e bem, segundo Miguel Ortega Cláudio - os grupos de Montemor (Francisco Borges, Francisco Bissaya Barreto na pega da tarde e Vasco Ponce com uma grande ajuda do cabo António Pena Monteiro) e de Évora (o cabo João Pedro Oliveira a dobrar João Madeira, que se lesionou e recolheu à enfermaria; e ainda Dinis Caeiro e José Maria Caeiro).

A corrida foi bem dirigida, no feminino, por Maria Florido, que esteve assessorada pela médica veterinária Ana Gomes.

Fotos Maria Mil-Homens/João Moura Jr./Facebook e Fernando Clemente

Depois do grande triunfo, a Equipa Moura jantou com alguns
amigos, entre os quais o empresário Rafael Vilhais e sua
Mulher, Margarida Calqueiro, no Restaurante "Leitão Rural",
de Carlos Travassos, no Mercado Municipal de Évora