"Na Benedita, a Tauromaquia não descriminou os humanos... e enormes anões toureiros! E os anões foram felizes e fizeram felizes as crianças e os adultos de todas as idades! Lições de vida e, isso sim, de Humanismo!" - as palavras são do conceituado crítico tauromáquico Maurício Vale, que ontem assistiu ao anunciado espectáculo cómico-taurino proporcionado pelo grupo espanhol "Diversiones en el Ruedo", que preencheu cerca de metade das bancadas da praça desmontável na localidade da Benedita, no concelho de Alcobaça, um espectáculo promovido pelos Bombeiros Voluntários locais e que esteve, nas vésperas, rodeado de alguma polémica e contestação, nomeadamente pelas declarações de Pedro Adão e Silva, novo ministro da Cultura, que considerou a actuação dos anões toureiros "atentatória da dignidade humana".
O espectáculo teve a lide de duas bezerras da ganadaria Fontembro, com poucas condições e que em parte condicionaram o triunfo dos artistas. Uma bezerra foi lidada pelos toureiros cómicos do grupo e a outra coube aos anões toureiros, mas cedo se encostou às tábuas, não lhes dando muitas opções. Mesmo assim, foram muito aplaudidos e triunfaram depois de toda a polémica. E vão voltar.
No final, as crianças invadiram a arena para também brincar às touradas com uma tourinha.
Jaime Amante, que foi o mais internacional dos toureiros cómicos nacionais, tendo integrado durante anos o célebre grupo espanhol "El Bombero Torero" e que é hoje representante em Portugal do grupo "Diversiones en el Ruedo", considerou, em declarações à CMTV, que "a polémica que envolveu o espectáculo pode ter afastado algumas pessoas da praça, mas não tantas quantas eles pretendiam".
O espectáculo vai ser repetido este ano em outras praças portuguesas.
Fotos Marco Gomes/Ramagens Ouro e Prata/Facebook