terça-feira, 21 de junho de 2022

Praça de toiros de Alcácer comemora 100 anos de existência

A praça de toiros de Alcácer do Sal comemora esta temporada o centenário da sua inauguração, uma data que, pelos vistos, tinha ficado esquecida pelo empresário adjudicatário da mesma, o desaparecido em combate José Gonçalves, bem como pela própria Santa Casa da Misericórdia - e que agora é lembrado pelo quarteto empresarial que desde ontem assumiu a rédeas do tauródromo alentejano e que acaba de anunciar ao "Farpas" que levará a cabo do longo do ano diversas actividades para celebrar a efeméride, a começar já pela realização da corrida do próximo domingo, 26 de Junho.

A praça de Alcácer, baptizada há anos com o nome de Mestre João Branco Núncio, foi inaugurada no ano de 1922 e tem uma capacidade para 4.570 espectadores. Substituiu uma anterior de madeira e foi construída nesse ano da inauguração por iniciativa do criador Joaquim Mendes Núncio, sendo desde então propriedade da Família Núncio.

Em 1974, o cavaleiro Mestre João Branco Núncio doou a praça à Santa Casa da Misericórdia, sua actual proprietária.

A primeira corrida da temporada, a tradicional da Feira Pimel (que não se realiza há dois anos, devido à pandemia), é já no próximo domingo, 26 de Junho, com início às 18h00 e tem cartel formado por Marcos Bastinhas, pelo rejoneador espanhol Andrés Romero e por João Salgueiro da Costa, bem como pelos grupos de forcados Amadores de Montemor e Amadores de Lisboa, respectivamente capitaneados por António Pena Monteiro e Pedro Maria Gomes. Lidam-se seis toiros da ganadaria Mata-o-Demo.

Foto D.R.