quarta-feira, 6 de julho de 2022

A tarde em que Gamero parou o trânsito na Nazaré

Miguel Alvarenga - Aproveitando a deslocação à Nazaré para a cerimónia de apresentação dos primeiros cartéis da Temporada de Verão na praça do Sítio, João Anão Madureira, apoderado do rejoneador mexicano Emiliano Gamero, toureiro que se tornou já num verdadeiro ídolo do público português, como outrora o foram por cá outros compatriotas seus, promoveu na tarde de ontem a realização de um video que posteriormente vai estar nas redes sociais para promover a participação do cavaleiro na corrida de 20 de Agosto, a quarta das que ontem foram divulgadas pelo empresário Rui Bento.

Gamero levou à Nazaré o seu famoso cavalo preto, o que se põe em pé e é já uma referência para a aficion nacional nas corridas em que actua, vestiu o típico traje charro e andou durante cerca de uma hora a passear - e a cavalgar - pelas ruas do Sítio da Nazaré, pelo largo do miradouro, o célebre da lenda de D. Fuas Roupinho, onde se situa a Igreja e o Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e foi também ao afamado local das não menos afamadas ondas gigantes.

Nazaré parou para ver passar o cavaleiro mexicano a cavalo. E a tarde transformou-se numa verdadeira euforia, pelo insólito da situação. "Quem é o mexicano?", perguntou-nos uma nazarena "das sete saias" que ali vendia iguarias aos turistas, ao ver que andavámos atrás da personagem, de máquina fotográfica em punho e por isso deveríamos ter alguma coisa que ver com a história. "É o toureiro mexicano que aqui vem tourear no dia 20 de Agosto e estamos a fazer um filme/video para promover essa tourada", explicámos.

A mulher, pelos vistos conhecedora desta arte, reconheceria momentos depois o jovem cavaleiro Tristão Ribeiro Telles de Queiroz, que por ali apareceu também para participar na cerimónia de apresentação dos cartéis. "Este também é toureiro, já o vi cá na Nazaré!", exclamou, radiante, frisando depois: "Mas o mexicano... esse nunca o vi!".

Emiliano Gamero, que ao almoço se deliciara com umas fantásticas sardinhas assadas no restaurante "Sombra & Sol", ali mesmo defronte da praça de toiros, um dos templos gastronómicos do Sítio da Nazaré mais frequentados pelos toureiros e pelos aficionados em dias de corrida, ia caminhando para trás e para a frente, seguido por Marcos Lopes, responsável pela realização e produção do video, que ora o filmava com a sua câmara fotográfica, ora comandava cá de baixo a trajectória do drone que ia criando lá em cima alguma inquietação entre as gaivotas.

Os carros paravam para ver Gamero passar. Os turistas acercavam-se do cavaleiro para tirar fotografias. E a todos o mexicano saudava, simpaticamente, parando o cavalo para as fotografias. Até um casal alemão que viera do seu país na sua Vespa vermelha para participar no encontro de Guimarães que reuniu milhares de fãs da icónica scooter italiana, ficou boquiaberto a olhar para aquele estranho cenário: um mexicano a cavalo que chamava a atenção de turistas e veraneantes.

"Muita sorte para a tua tourada!", gritou-lhe a nazarena que vendia tremoços, pevides e amendoins. "Muito obrigado!", agradeceu Gamero, saudando a senhora com o seu sombrero.

Terminada a sessão, Emiliano Gamero foi deixar o cavalo na praça de toiros, despir o traje charro e vestir-se a rigor para vir também marcar presença no acto de apresentação dos primeiros cartéis da temporada na Nazaré. Antes, quis espreitar a vista do miradouro, fotografar a praia lá em baixo, com o seu telemóvel. E até foi abordado por dois compatriotas, dois jovens mexicanos que estão a trabalhar em Espanha, em Toledo, e ali passam uns dias de férias. Já o tinham visto e fotografado a cavalo, agora reconheceram-no e meteram conversa. Tirámos uma foto com eles. "Muita sorte, toureiro!". Conheciam-lhe o nome, nunca tinham estado a seu lado.

A esta filmagem para promover a participação de Gamero na corrida de 20 de Agosto na Nazaré, vai agora seguir-se outra na capital, que será lançada antes desta nas redes sociais, para promoção da corrida de 4 de Agosto no Campo Pequeno, em que o rejoneador mexicano confirmará a sua alternativa. Outro alvoroço em Lisboa, está visto!

Fotos M. Alvarenga




Gamero saíu da praça de toiros rumo ao miradouro do Sítio






Turistas e veraneantes estupefactos com o insólito cenário de
um cavaleiro mexicano a passear-se pelo Sítio da Nazaré...
O drone em acção
E até o Exército apareceu!


O apoderado João Anão Madureira e Marcos Lopes, o cineasta
O casal vespista alemão e o cavaleiro Tristão Telles de Queiroz












A curiosidade dos turistas no momento das últimas filmagens
junto ao mar
Gamero e João Anão com os dois mexicanos que passavam
uns dias de férias na Nazaré e reconheceram o compatriota



Fim de festa: Gamero e Miguel Alvarenga no Palácio Real da
Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, fotografados pelo
nosso companheiro Fernando José