terça-feira, 13 de setembro de 2022

Chama-se a isto "rigor jornalístico"... SIC "matou" "El Juli"...

Referindo-se - sem saber ler nem escrever... - ao acidente ontem ocorrido nos curais da praça espanhola de Murcia, onde um funcionário da empresa foi mortalmente colhido por um toiro da ganadaria de Daniel Ruiz, a rigorosa e muito séria SIC Notícias agarrou na notícia do jornal "El Mundo", que vinha ilustrada com uma foto do famoso toureiro "El Juli" (a quem cabia lidar esse toiro, que fora devolvido aos currais) mas especificava bem que a vítima mortal era Santiago López Cárceles, de 48 anos, e não esteve com meias tintas: "matou" o diestro madrileno...

"Matador espanhol morre após ser atacado por toiro", escreveu a SIC, acrescentando que "Julián López ainda foi transportado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos"

O acidente ocorreu dentro dos currais da praça e quando já os espectadores a tinham abandonado, depois de uma corrida em que actuaram os matadores Julián López "El Juli", José Maria Manzanares e Alejandro Talavante.

O toiro da ganadaria de Daniel Ruiz foi devolvido aos currais (por manifesta deficiência) e, como é norma quando isso acontece, foi "apuntillado" com uma garrocha e caíu, aparentemente morto. Santiago López Cárceles, como também era costume, aproximou-se do animal e foi nesse momento que o toiro inesperadamente se levantou (afinal estava ainda vivo) e lhe infringiu gravíssimas cornadas, perfurando-se os intestinos. 

A vítima ainda foi transportada com vida ao Hospital Reina Sofia, em Murcia, que fica próximo da praça, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu.

Fotos D.R.