Grande noite de toiros na sexta-feira em Estremoz, com o público a corresponder ao grande cartel montado pela empresa Toiros & Tauromaquia em parceria com a Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, preenchendo três quartos da lotação da praça.
Lidaram-se seis toiros e um novilho de Joaquim Brito Paes, segundo Miguel Ortega Cláudio na sua crítica dada à estampa no site "Tauronews", sem pesos exagerados, rematados e em tipo de investir, demonstrando qualidades.
Actuaram três das grandes figuras do toureio actual, João Moura Caetano, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles e o jovem e promissor amador local Francisco Maldonado Cortes.
João Moura Caetano (video de cima) teve no primeiro toiro uma lide correcta e adequada, segundo Ortega Cláudio, dento do seu conceito de toureio. No segundo, brilhou numa actuação com muito bons momentos, bonita e templada, com excelente brega e recortes toureiros, ferros cravados com ligeira batida, imprimindo suavidade nas sortes - refere o cronista.
João Moura Jr. lidou em segundo lugar o pior toiro do lote, distraído, a que impôs a sua arte. No seu segundo, escreve Ortega Cláudio, empolgou com ferros bem cravados e remates geniais numa grande e triunfal actuação.
João Ribeiro Telles teve uma lide brilhante no seu primeiro toiro, destacando-se em grandes feros curtos e pormenores de bom toureio, reafirmando o momento alto que atravessa. O seu segundo toiro cedo procurou o refúgio nas tábuas e Telles "fez das tripas coração", acabando por levar o barco a bom porto.
O amador Francisco Maldonado Cortes, toureiro que vem progredindo de corrida em corrida e é já uma das maiores promessas do toureio equestre, lidou com brilhantismo o novilho de Brito Paes, que era algo mal visto. O público acarinhou o seu toureiro e não lhe regateou aplausos, escreve Miguel Ortega Cláudio.
Noite de grandes pegas pelos Amadores de Alcochete (José Freire, António José Cardoso e Afonso Matos Correia, todos ao primeiro intento) e pelos Amadores de Arronches (Manuel Cardoso, Luis Serrato e Rodrigo Abreu, também os três com intervenções à primeira tentativa). O novilho lidado por Maldonado Cortes foi pegado em conjunto pelos dois grupos, com Afonso Alvarez, do grupo de Alcochete, na cara, na mais complicada pega da noite, concretizada à quarta tentativa.
A corrida foi bem dirigida por Marco Gomes (como sempre), que esteve assessorado pelo médico veterinário José Guerra.
Fotos Maria Mil Homens/Porta dos Sustos, D.R./João Moura Jr., João Silva/@João R. Telles e D.R.
Grande actuação de Moura Caetano no seu segundo toiro |
Moura Jr. empolgou o público em Estremoz |
Mais uma noite grande de João Ribeiro Telles |
Francisco Maldonado Cortes: a subir degraus de corrida em corrida |