Morreu ontem na Cidade do México, com 59 anos, Francisco Camino Gaona, o filho mexicano do matador de toiros Paco Camino (80 anos), meio irmão do também matador retirado Rafael Camino.
Francisco Camino Gaona, que no México era carinhosamente conhecido por Paquito Camino, para se diferenciar de seu pai, morreu no Sanatório Espanhol da Cidade do México, vítima de complicações infecciosas, depois de ter sido operado em duas ocasiões a um cancro intestinal. O problema oncológico estava aparentemente sanado e teria alta já na próxima segunda-feira (amanhã), mas sugiram complicações devido a uma infecção contraída no hospital e acabou por morrer.
Nascido a 20 de Agosto de 1964 em Madrid, era filho do Maestro Paco Camino e de Norma Gaona, sua primeira mulher, mexicana, filha do empresário Alfonso Gaona (que geriu durante muitos anos a Monumental do México).
Paco Camino conheceu Norma Gaona na sua primeira digressão ao México, acabando por casar com a filha do empresário em 16 de Novembro de 1963 na capital espanhola. Viveram dois anos em Madrid, onde nasceu Francisco, mas separaram-se e Norma voltou para o México com o filho.
Posteriormente, Paco Camino casou com Maria de los Ângeles Sanz, de quem teve mais três filhos: o também matador de toiros (retirado) Rafael Camino (nascido em 1969), Marián (1971) e Francisco Javier (1973).
Separaram-se em 1989 e em 1994 o famoso toureiro casou pela terceira vez com Isabel Sánchez Flor, com quem vive actualmente.
Francisco Camino Gaona era advogado de profissão, mas exerceu também a actividade de empresário taurino (geriu as praças de Pachuca, San Miguel de Allende, Mérida e Tlaxcala), chegou a ser apoderado de toureiros e foi também aficionado prático, toureando algumas vezes em festivais.
Era casado com Cecília Delgado e pai de uma filha, Vanessa Camino.
Que em paz descanse.
Foto D.R.