O Ayuntamiento (Câmara Municipal) de Zaragoza aprovou a organização de uma Corrida Goyesca em 2024 para comemorar a efeméride dos 200 anos do falecimento do pintor universal Francisco de Goya, moção que contou com o apoio dos partidos Popular e Vox.
O Ayuntamiento também reconheceu a tradição dos espectáculos taurinos na cidade, considerando-os como património cultural, com. menção especial para os festejos populares. A data da Corrida Goyesca será incluída no calendário oficial da Feira.
A relação de Goya com Zaragoza resulta por demais interessante, já que vários documentos históricos assinalam que o pintor assistiu às corridas inaugurais da praça de Zaragoza no ano de 1764, sendo neste cenário que observou o famoso Martincho, personagem posteriormente imortalizada na sua obra "Tauromaquia".
Rezam também os documentos históricos que foi nesta mesma cidade que, de forma oficial, se celebrou a primeira Corrida Goyesca em Espanha, na tarde de 12 de Maio de 1927 (fotos de baixo), numa corrida em que toureou o cavaleiro português Simão da Veiga (na foto de baixo), o novilheiro Vicente Peris e os matadores Rafael "El Gallo", Pablo Lalanda e Nicanor Villalba.
Fotos D.R.