Foto Sérgio Espinoa de los Monteros/elsoldelcentro.com.mx |
José Manuel Ruiz Vásquez, nome completo do matador de toiros mexicano que todos conhecem por Manolo Arruza (68 anos), filho do célebre ciclón Carlos Arruza, comemora amanhã, domingo, 50 anos de alternativa.
Irmão de Carlos Arruza (falecido em Janeiro de 2021 com 66 anos e que tinha o mesmo nome de seu pai), que foi cavaleiro e toureou muito em Portugal no início dos anos 70, tendo inclusivamente sofrido uma gravíssima colhida em Vila Franca (na foto de baixo, com Miguel Alvarenga, em 1986, fotografados pelo saudoso Fernando Camacho na finca dos Arruza no México), Manolo Arruza tomou a alternativa há meio século na praça "Nuevo Progreso" de Guadalajara, Jalisco, no México, na tarde de 22 de Outubro de 1973.
O toiro da alternativa foi o "Zacatecano" de Jesús Cabrera e o padrinho foi Eloy Cavazos, com o testemunho de Curro Leal.
Eloy Cavazos foi também o padrinho da confirmação de Manolo Arruza na Monumental do México a 22 de Setembro de 1974, sendo testemunha Pedro Gutiérrez Moya "Niño de la Capea". Arruza confirmou a alternativa com o toiro "Barrilito" de Javier Garfias.
Manolo Arruza confirmou também a alternativa em Madrid, na Monumental de Las Ventas, a 20 de Maio de 1975, com Palomo Linares por padrinho e Francisco Rivera "Paquirri" a testemunhar o acto.
O matador mexicano toureou uma única vez em Lisboa, no Campo Pequeno, a 4 de Julho de 1974, numa Corrida da Imprensa, alternando com Ricardo Chibanga e os cavaleiros José Mestre Batista e Gustavo Zenkl e com os forcados de Santarém.
Manolo Arruza, que nos visitou já em duas ocasiões nos últimos anos, despediu-se das arenas a 8 de Novembro de 2009 na Monumental do México, actuando ao lado de Enrique Ponce e Fermín Spínola, com toiros de San José.
Em Fevereiro de 2012, Manolo Arruza esteve na praça do Campo Pequeno visitando a extinta Academia de Toureio (foto em baixo) no âmbito do V Encontro Internacional de Escolas Taurinas, participando depois num colóquio com Manuel Jorge Diez dos Santos e o coronel José Henriques, sobre o tema "Manuel dos Santos e Carlos Arruza - Evocação da Fraternidade entre Portugal e o México".
Fotos Sérgio Espinosa de los Monteros, D.R., Fernando Camacho/Arquivo e Henrique de Carvalho Dias
Miguel Alvarenga e Carlos Arruza (filho) fotografados por Fernando Camacho em 1986 no rancho dos Arruza no México |
Manolo Arruza, toureiro de dinastia |