domingo, 14 de abril de 2024

Arronches, Académicos de Elvas e Coimbra: as 6 pegas de ontem no festival em Santa Eulália

GFA de Arronches e GFA Académicos de Elvas

Miguel Alvarenga - Dois grupos de forcados alentejanos, os Amadores de Arronches (capitaneados por Manuel Cardoso) e os Amadores Académicos de Elvas (sob o comando de Luis Machado), e um nortenho, os Amadores de Coimbra (comandados por Pedro Silva) estiveram ontem em acção na praça de toiros de Santa Eulália (Elvas) nas seis pegas executadas aos novilhos-toiros da nova ganadaria Foro do Almeida, divisa de origem Murube, de Salvaterra de Magos, que evidenciaram excelente apresentação (acima da média do que é exigido para um festival) e tinham pata, não facilitando, sem contudo complicarem muito (foram, em alguns casos, os forcados que mais complicaram...) o labor dos valentes das jaquetas de ramagens.

A melhor pega da tarde foi a terceira, consumada por João Cavaleiro, dos Amadores de Coimbra, ao primeiro intento, grupo que depois pegou à terceira o último novilho. Os Amadores de Arronches executaram uma pega à primeira e outra à segunda; e os Académicos de Elvas pegaram um novilho à terceira e o outro à quarta. Com novilhos que não fizeram mal, não se pode dizer que tenha sido uma tarde brilhante a nível de pegas...

Para a cara do primeiro novilho foi Gabriel Pimenta, experiente e valoroso forcado do Grupo de Arronches, que pegou com galhardia e técnica ao primeiro intento, bem ajudado pelos companheiros. O novilho foi ao tapete, mas o grupo voltou a pô-lo de pé e o forcado jamais lhe saiu da cara, dando depois aplaudida volta à arena com João Moura.

João Carlos, dos Académicos de Elvas, brindou aos céus à memória de José Tello Barradas, consumando a pega à terceira tentativa, depois de não se ter nunca fechado bem nas duas primeiras intervenções, sem que o novilho lhe tivesse feito mal. Apesar do pouco brilhantismo da pega, foi autorizado pelo director Marco Gomes a dar a volta à arena e deu-a com António Ribeiro Telles.

João Cavaleiro, dos Amadores de Coimbra, dedicou a sua pega a Alberto Barradas, o grande dinamizador deste festival e deste Memorial em homenagem à memória de seu irmão José. Esteve muito bem na cara do toiro, recuando a templar, fechando-se com decisão, aguentando um derrote alto sem desarmar, sendo depois bem ajudado pelos restantes elementos, executando aquela que foi a melhor e mais emotiva das seis pegas do festival. Deu aplaudida volta à arena com Ana Batista e agradeceu ainda sozinho no centro uma calorosa ovação do público.

A quarta pega coube de novo aos Amadores de Arronches e João David Costa foi o forcado da cara, consumando ao segundo intento, depois de um derrote que o tirou da cara do toiro na primeira tentativa. O cavaleiro Marcos Bastinhas não deu volta à arena e o forcado limitou-se a agradecer no centro, não a dando também.

Miguel Sadio foi o autor da quinta pega, pelos Académicos de Elvas - também, brindada a Alberto Barradas -, executando a sorte à quarta tentativa, depois de sofrer três derrotes nas anteriores. A primeira tentativa foi brilhante e emotiva, com o novilho a desviar para a esquerda, fugindo ao grupo, aguentando o forcado toda a carga com uma fantástica intervenção do primeiro ajuda, a que faltaram os outros, acabando por ter que lá voltar mais três vezes. Pena, porque tinha sido uma belíssima pega.

Para a última pega, a um sexto novilho irrequieto e com gatos na barriga, lidado pelo amador Tomás Moura, saltou à arena Guilherme Santos, forcado dos Amadores de Coimbra

A pega, consumada à terceira tentativa, teve algumas peripécias dignas de um filme de diversão: na primeira tentativa, o novilho passou ao lado do forcado; na segunda, atirou-o para o lado, rumou ao capote do bandarilheiro Jorge Alegrias e ainda o colheu junto às tábuas, felizmente sem consequências de maior (fotos em baixo); e à terceira foi de vez, mercê da excelente intervenção de todos os forcados.

Fique com as sequências das seis pegas - e mais logo, não perca os melhores momentos das lides dos seis cavaleiros ontem em Santa Eulália.

Fotos M. Alvarenga

GFA de Coimbra









Gabriel Pimenta (Arronches) na primeira pega da tarde













Segunda pega executada por João Carlos (Acad. Elvas)













João Cavaleiro (Coimbra) na melhor pega da tarde















João David Costa (Arronches) fez a quarta pega


























Quinta pega a cargo de Miguel Sadio (Acad. Elvas)


















 


Última pega consumada por Guilherme Santos (Coimbra) e o
momento aparatoso da colhida do bandarilheiro Jorge Alegria,
felizmente sem consequências de maior