domingo, 14 de abril de 2024

Destacou-se Ana Batista no festival de Santa Eulália

A antiga e bem cuidada praça alentejana de Santa Eulália (Elvas) foi ontem palco do já tradicional festival taurino Memorial José Tello Barradas, em terceira edição e, uma vez mais, com as bancadas cheias, lotação quase esgotada.

Lidaram-se, em estreia da ganadaria com um curro completo, seis novilhos-toiros de Foro do Almeida, divisa de Salvaterra de que é proprietário António Manuel Silva, apoderado da cavaleira Ana Batista

Novilhos com excelente apresentação para um festival e de bom jogo na generalidade, destacando-se sobretudo o primeiro e terceiro da ordem.

Artisticamente, com a quase totalidade dos cavaleiros a provar/estrear cavalos novos, a melhor lide foi a de Ana Batista (foto de cima), muito justamente premiada pelo público com os aplausos mais calorosos da tarde.

João Moura e António Telles evidenciaram a costumeira maestria, mas com altos e baixos nas respectivas actuações; Marcos Bastinhas teve um início muito bom, mas depois deitou tudo a perder na fase final da lide com duas tentativas de pares de bandarilhas que destoaram do seu melhor; Francisco Palha andou algo distanciado de si próprio; e o jovem Tomás Moura deixou bem patente a sua raça e a sua intuição (é Moura e basta!), mas é ainda um cavaleiro em fase inicial e com muito caminho a percorrer.

Pegaran os forcados Amadores de Arronches (Gabriel Pimenta à primeira e João David Costa à segunda), Académicos de Elvas (João Carlos à terceira e Miguel Sadio à quarta) e Amadores de Coimbra (João Cavaleiro à primeira na grande pega da tarde e Guilherme Santos à terceira).

O festival, a que assistiu o presidente ds Câmara de Elvas, Rondão de Almeida, foi bem dirigido por Marco Gomes, assessorado pelo médico veterinário José Miguel Guerra.

Ao longo deste domingo, não perca todas as reportagens deste festival: leia a análise detalhada de Miguel Alvarenga e veja todas as fotos das seis pegas, dos melhores momentos dos cavaleiros e dos Famosos que encheram a praça de Santa Eulália, que ontem inaugurou a sua Capela.

Fotos M. Alvarenga