segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Amadores de Vila Franca: as 3 pegas da Nazaré

Depois de ontem já aqui ter dado à estampa a análise detalhada à memorável corrida deste sábado na Nazaré, com especial incidência nas importantes conclusões e ilaçcões que é preciso retirar deste grande sucesso, fique agora com as fotos das sequências das três pegas executadas pelo glorioso grupo de forcados Amadores de Vila Franca aos três duros e exigentes toiros da ganadaria Condessa de Sobral lidados a cavalo (o último a duo) por António Ribeiro Telles e seu filho António.

André Câncio pegou com grande eficiência e brilhantismo o primeiro toiro, na sua primeira tentativa, muito nem ajudado pelos companheiros, a emendar uma primeira intervenção de Rafael Plácido, que foi violentamente derrotado e recolheu à enfermaria lesionado (felizmente, como aqui referimos, sofreu apenas luxação de costelas).

O segundo toiro, outro exemplar que pedia contas, tinha força e derrotava, foi exemplarmente pegado ao primeiro intento por Vasco Carvalho com uma grande ajuda de Rodrigo Dotti, que depois o acompanhou e a António Telles Filho numa aplaudida volta à arena.

A última pega, ao sétimo toiro, terceiro da ganadaria Condessa de Sobral, lidado a duo pelos Ribeiro Telles, foi consumada também à primeira por Lucas Gonçalves, que fez um brinde emotivo aos antigos elementos do grupo que estiveram no sábado nas bancadas da praça do Sítio da Nazaré a apoiar a rapaziada.

Uma nota final para o facto de continuar a ser muito estranho, estranhíssimo mesmo, que um grupo de forcados com o estatuto dos Amadores de Vila Franca de Xira continue a entrar em tão poucas corridas. O grupo liderado por Vasco Pereira pegou no Colete Encarnado na sua "Palha Blanco" e este sábado na Nazaré. Pode ter havido outra corrida, mas não me lembro no momento. E é preciso ver que estamos em Agosto, já muito para lá da primeira metade da temporada. Estranho, não é?...

Fotos M. Alvarenga










Rafael Plácido fez uma primeira tentativa para pegar o toiro
que abriu praça, mas foi violentamente derrotado e saíu 
lesionado, sofrendo luxações em duas costelas






André Câncio dobrou Plácido e pegou o primeiro Condessa
na sua primeira tentativa, depois da outra do companheiro











Segundo toiro foi pegado com brilhantismo e técnica por Vasco
Carvalho, com uma grande ajuda de Rodrigo Dotti, que também
deu volta à arena
















Grande pega de Lucas Gonçalves, que brindou aos muitos
antigos forcados do grupo que estavam na bancada a apoiar