Tal como já aconteceu na corrida anterior, a de amanhã no Campo Pequeno vai ter um duelo de bandas - abrilhantarão a noite a Banda do Samouco (residente) e Banda da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense, que foi fundada em 1858, por iniciativa de um italiano (de nome desconhecido) que, trabalhando em Espanha, começou a frequentar a vila (aldeiana altura) formando os primeiros músicos.
A banda não teve sede até 1932, funcionando a Escola de Música e os ensaios em casas cedidas por “amigos da banda”, e também na Sociedade Recreativa Amarelejense que lhes franqueou um espaço na sua sede.
A 15 de Janeiro de 1932 foi constituída a Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense, com estatutos aprovados pelo Governador Civil de Beja, desenvolvendo as suas atividades em instalações cedidas por uma família de agricultores, cujo imóvel é actualmente património da colectividade.
A Banda da S.F.U.M.A. é actualmente uma das bandas mais antigas do país, contando com 166 de história sem nunca ter tido qualquer interrupção da sua actividade.
Por ser uma banda ligada às tradições e orgulhosamente a favor da festa brava, abrilhanta anualmente diversas atividades religiosas e corridas de touros em todo o sul do país e também em Espanha.
Conta actualmente com 38 músicos e 26 alunos na Escola de Música.
Dirige a Banda o maestro João Defesa desde Janeiro de 2020.