quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Manuel Rosa "Tatá": cerimónias fúnebres na cidade de Setúbal

O corpo de Manuel Rosa "Tatá", antigo novilheiro, bandarilheiro, empresário e ganadeiro, falecido no domingo com 91 anos, vai amanhã às 17h30 para a capela da Igreja de São Paulo, em Setúbal, onde terá lugar o velório. No sábado, 10 de Agosto, será celebrada uma missa às 10h00, seguindo depois o cortejo fúnebre para o Cemitério de Algeruz, onde será sepultado.

Nascido em Alandroal a 2 de Junho de 1933, foi aluno da Escola de Toureio da Golegã e também da Escola Arena, em Lisboa

Prestou provas para novilheiro praticante em 7 de Agosto de 1958, rumando depois para Angola, onde viveu durante vários anos, toureando como novilheiro e chegando a actuar, com José Trincheira, numa corrida realizada na antiga província ultramarina de São Tomé e Príncipe (cartaz em baixo).

Regressou a Portugal em 1975, depois da descolonização, fundando em Setúbal uma escola de toureio a que deu o nome de "El Cordobés" e que funcionou durante algum tempo na praça de toiros "Carlos Relvas".

Em 2 de Agosto de 1976 prestou provas para bandarilheiro numa corrida celebrada em praça portátil na cidade de Guimarães, tomando a alternativa em 7 de Junho de 1977 na Monumental de Cascais.

Posteriormente, iniciou a sua actividade empresarial ao lado de Fernando dos Santos no Algarve, acabando por formar a sua própria empresa e explorando primeiro uma praça portátil em Quarteira e depois outra em Lagos, onde realizou corridas semanais a partir de 1981.

Em 1992 funda uma ganadaria, que mais tarde acaba por vender ao cavaleiro Tito Semedo.

Que em paz descanse.

Foto D.R.