A verdade por detrás da não realização da tradicional Corrida de Toiros em Samora Correia, integrada nas Festas de Nossa Senhora da Oliveira.
Reposição da verdade aos aficionados.
A ARCAS, associação que organiza as Festas Anuais de Samora Correia, presidida pelo Sr. Ruben Vicente, fez um comunicado à população a dar o motivo de não haver este ano a tradicional corrida de toiros.
Nos últimos anos, eu, Pedro Espinheira, organizei as corridas de toiros de Samora Correia em parceria com a Tauroleve de Ricardo Levesinho.
Nunca da parte da ARCAS tivemos qualquer ajuda financeira, bem pelo contrário. Tínhamos como condição pagar o terrado (espaço onde a praça é montada) que, por sinal, nem pertence à ARCAS, entregar 40 convites para que a mesma pudesse distribuir pelos colaboradores das festas, e entrada gratuita para os Campinos fardados.
Apesar de não concordarmos, cumprimos sempre com tudo ao longo dos últimos anos, à excepção do pagamento do terrado (500,00€ ) referente ao ano passado (2023).
O não pagamento deveu-se ao facto do Sr. Ruben Vicente ter acordado comigo, de que a actuação do Sr. Pedro Mafama ( sucesso da actualidade 2023 ), embora fosse no dia da corrida, seria a horas tardias, o que não implicaria com a hora da mesma.
Assim não aconteceu, e o cantor foi anunciado à hora da corrida.
A isto eu considero má fé!
O prejuízo foi imenso, e daí pedirmos junto da ARCAS para não ser cobrado o terrado.
Senhoras e Senhores aficionados, aqui começou o verdadeiro motivo de não haver corrida este ano.
O Sr. Ruben Vicente, que se diz aficionado e a favor da tauromaquia, nada faz para defender a tradição, organizando concertos à hora da tradicional corrida.
O Sr Ruben Vicente afastou a Tauroleve de Samora Correia, no que diz respeito a qualquer organização de corridas de toiros, e foi-nos transmitido que enquanto o Sr. Ruben Vicente fosse presidente, não teríamos a sua autorização!
Sabemos que foram contactados alguns empresários para que dessem a corrida, mas infelizmente sem sucesso.
No comunicado da ARCAS, diz-se que um empresário lhes teria pedido um valor insustentável!
Aqui está patente o orgulho próprio, de preferir que não haja corrida, do que aceitar que a Tauroleve a promovesse.
No associativismo nunca se deve colocar os interesses ou quezílias pessoais, em prejuízo para os aficionados.
Lamentamos, esta tomada de posição do Sr. Ruben Vicente, mas informamos que para o ano estaremos disponíveis para promover as corridas de toiros em Samora Correia.
A cidade de Samora Correia merece mais, e desejamos que a ARCAS volte ao passado, onde a Tauromaquia foi Rainha.
Aproveitamos para agradecer à Câmara Municipal de Benavente e à Junta de Freguesia de Samora Correia pelo apoio logístico que sempre nos deram.
Esclarecida a verdade.
Um bem haja a todos os aficionados,
Pedro Espinheira
Foto M. Alvarenga