José V. Claro - Com toiros duríssimos e forcados (os da terra) menos preparados para um embate destes, houve de tudo um pouco na corrida que ontem abriu a temporada na praça de Tomar com três quartos fortes das bancadas preenchidos e onde se despediu do seu público o cavaleiro Rui Salvador, precisamente no dia 9 de Agosto em que há quarenta anos recebeu a sua alternativa no Campo Pequeno.
O Maestro realizou duas lides de muito bom nível e terminou passeado em ombros, um momento marcado por muita emoção. Esteve em alta na primeira actuação e muito esforçado frente ao quarto toiro da corrida, um manso assassino.
João Moura Júnior (muito bem, acima da média, no seu primeiro toiro) e Marcos Bastinhas (melhor no segundo do seu lote, com muito esforço, frente a um toiro complicado) estiveram bem cada qual num dos toiros dos seus lotes e mais irregulares nos outros.
No conjunto, os toiros da ganadaria Fontembro foram duros, tiveram comportamentos distintos, primando contudo por excelente apresentação. Um toiro levou mais de meia hora a ser recolhido... Nos capotes, metiam a cara e humilhavam, mas depois fizeram a vida negra aos cavaleiros e aos forcados.
Noite nada fácil para os forcados de Tomar e da Chamusca (Amadores), havendo a registar uma única pega ao primeiro intento, a última da noite, consumada por Miguel Santos, dos Amadores da Chamusca.
Pelo Grupo de Tomar foram caras David Gonçalves (primeiro toiro, pega consumada à terceira, com as ajudas carregadas) e Carlos Duarte, também à terceira, com o grupo sempre a abrir e a deixar o forcado sózinho à mercê do toiro. O quinto toiro não chegou a ser pegado. Houve três tentativas de caras e mais algumas de cernelha, acabando o toiro por ser recolhido com grande bronca na praça e o púbico a gritar "Vergonha!".
Pelos Amadores da Chamusca, pegaram João Narciso à terceira e Francisco Rocha à segunda, com uma primeira ajuda extraordinária do cabo Nuno Marecos; e também o já referido Miguel Santos na pega da noite.
A corrida foi bem dirigida por Ricardo Dias, que esteve assessorado pelo médico veterinário José Luis da Cruz.
Foto D.R.