quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Triunfal corrida das Festas da Praia na Monumental da Ilha Terceira

Aqui ficam dois videos referentes às triunfais actuações dos cavaleiros continentais Manuel Telles Bastos (que amanhã toureia em Lisboa) e Miguel Moura na corrida das Festas da Praia que esta segunda-feira se realizou na Monumental da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo - havendo também a registar duas lides excelentes e muito aplaudidas do cavaleiro local João Pamplona, um toureiro de enorme valor e que merecia mais oportunidades em praças do continente.

Manuel Telles Bastos abriu praça lidando um toiro da ganadaria de José Albino Fernandes com o nº 229 e 522 quilos, que logo de saída sem notou ter alguns problemas de visão. O ginete da Torrinha recebeu o toiro montando o cavalo "Jasmim" e utilizou depois o "Ímpar" (ferro Coimbra) nos ferros curtos, entusiasmando o público, que pediu mais um ferro.

Telles Bastos não teve depois sorte com o segundo toiro do seu lote, da ganadaria Rego Botelho, jabonero, com o nº 11 e 450 quilos, manso e que desde logo procurou o refúgio nas tábuas, obrigando o cavaleiro a recorrer à cravagem de outro ferros curtos a sesgo, sendo no final reconhecido pelo público com uma calorosa ovação pela forma inteligente e experiente com que lidou este toiro.

Miguel Moura empolgou o público açoreano lidando em primeiro lugar um toiro de João Gaspar com o nº 99 e 456 quilos. Montando o cavalo árabe, teve uma lide extraordinária, com muito ritmo e com o público rendido, no fim, a pedir mais ferros.

O segundo toiro de Miguel Moura foi um bom exemplar de Rego Botelho, com o número de costado 23 e 493 quilos. O cavaleiro de Monforte lidou-o com alegria e novamente muito bom ritmo, rematando as sortes com emoção e arte e levando o toiro ligado à montada, terminando com dois imponentes ferros de palmo.

Muito bem, nas duas lides, esteve também o jovem cavaleiro local João Pamplona, toureiro de dinastia, que, como ao início se referiu, merecia estar mais vezes em praças continentais a competir com as figuras do momento.

Pegaram os forcados de Montemor - José Maria Cortes Pena Monteiro à segunda, Vasco Ponce e Francisco Borges, ambos à primeira - e os da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Videos D.R. e fotos D.R., António Valinho/João Pamplona/Facebook e Diogo Barcelos/GFA ee Montemor/Facebook

Manuel Telles Bastos

Miguel Moura

João Pamplona
Vasco Ponce, José M. Cortes e Francisco Borges,
os três forcados de cara do Grupo de Montemor